Loja com produtos para jardinagem, móveis e decoração.

A importância do projeto de paisagismo

Deve-se enfatizar junto aos clientes a necessidade de se realizar um projeto paisagístico completo em vez de se partir para a execução do jardim baseado apenas em um rápido esboço. Certamente, alguns irão argumentar que não é preciso, pois são muitos detalhes que aumentam o custo e desperdiçam tempo. Entretanto, as grandes diferenças vistas nos resultados finais e na renovada satisfação do cliente provam que o que merece ser feito tem de ser bem feito.

Um projeto paisagístico sempre leva em conta: o estilo arquitetônico daquele ambiente, o seu clima predominante, as características do solo, a topografia, a disponibilidade hídrica, a beleza das plantas e a presença de crianças, adultos ou animais domésticos. Enfim, tudo o que se espera desse jardim.

Para atingir esses objetivos, torna-se absolutamente necessária uma perfeita comunicação entre cliente e profissional. É importante que, além de visitar a obra, o profissional se preocupe em promover uma longa conversa com o cliente, pois ele tem de compreender exatamente seus os sonhos e desejos. O talento e a sensibilidade do paisagista capacita-o a perceber inclusive detalhes não expressos diretamente.

É elaborado, então, um anteprojeto para que sejam discutidos os pormenores da execução e objetivos finais da obra. O intuito é sempre ser fiel ao compromisso entre a intenção do proprietário e arte do paisagista. Para aqueles que tem dificuldade em imaginar o resultado final, principalmente por não conhecerem todas as plantas e materiais sugeridos, devemos contar com as fotos das espécies, vasos e materiais expostos neste anteprojeto. A experiência profissional permite ainda sugerir novas idéias, que oferecem beleza, funcionalidade e simplificação nos procedimentos de manutenção.

Por fim, ninguém vai negar a prioridade de se conhecer com precisão os gastos e o custo final de execução da obra. Aqui, eles podem ser reajustados variando-se, por exemplo, o porte de algumas plantas. Só a elaboração de um completo projeto fornece esses dados e a possibilidade de calcular com precisão os custos do jardim.

Após a apresentação, discussão e ajustes no anteprojeto, o paisagista irá elaborar o projeto executivo. Ele se diferencia do anterior porque possui, além de precisão na escala, todos os elementos necessários à inteira compreensão e execução.

O cliente começa a ter certeza de que as suas idéias foram traduzidas em um desenho e a seguir serão materializadas. Reunimos, então, condições para um resultado satisfatório. Com a implantação do jardim, o que estava no desenho vai se tornando realidade.

Gratificante tarefa.

Texto de Rosalba da Matta Machado.
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.
 

Clique para ver mais exemplos de projetos

 

Projeto de Paisagismo www.rosalba.com.br

Visite Rosalba Paisagismo

 

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Comente este artigo

(obrigatório)

(obrigatório)