Loja com produtos para jardinagem, móveis e decoração.

Plantas que atraem borboletas

As borboletas, coloridas e variadas, voando desajeitadamente, vão de flor em flor procurando por néctar. Desenrolam sua tromba, chamada probóscide, para sugá-lo das flores. São essenciais agentes polinizadores. Para que um jardim fique sempre repleto de borboletas, é bom que tenha uma grande variedade de espécies e insolação durante maior parte do dia.

Foto: Rosalba

Elas gostam muito das flores que têm formas tubulares assim como daquelas com disco central, como as margaridas (Chrysanthemum leucanthemum), a medicinal equinácea (Echinacea sp.), o crisântemo (Dendranthema grandiflora) e o rústico picão-preto (Bidens sulphurea). Outras opções: lavanda (Lavandula angustifolia), ixora (Ixora sp.), lantana (Lantana camara), salvia (Salvia officinalis), vinca (Catharanthus roseus)e a lobélia (Lobelia inflata).

Texto de Rosalba da Matta Machado.
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Foto: Rosalba

 

 

 

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Ola,
Gostei muito do site!! Eu o encintrei no Google pq estou querendo fazer o jardim da minha casa e quero bastante visitas de borboletas e passaros. So gostaria que voces colocassem mais fotos das flores com seus nomes porque eu nao conheco muito bem plantas e muitas pessoas tambem nao.

Abraco,
Monica

Oi Monica,
Obrigada!
Vamos providenciar mais fotos.
Rosalba.

OI! OBRIGADA!
Eu estava atras de flores q atraem borboletas,pois amo borboletas e estou comprando flores p fazer o meu jardim.Por favor continue colocando mais flores.

UM JARDIM COM BORBOLETAS É TUDO DE BOM!

” Que maravilha esta informação, pois tenho paixão por borboletas e com certeza providenciarei algumas flores, se for possível ponha mais outros nomes. Obrigada!”

Tenho um pe de maracujá e observei que no verão foi invadido por muitas, muitas lagartas, que se transformaram em lindas borboletas, o lugar ficou maravilhoso com aquela nuvem de borboletas cor de laranja,quase todo o verão. porém a planta ficou quase destruída pois as lagartas se alimentaram dela. Gostaria de saber se o pé irá se recuperar e se posso manter da mesma forma para que no próximo verão ocorra o mesmo e se as largartas oferecem algum perigo caso caiam na pele de alguém. Muito obrigada.

Nossa, que legal a dica! Gostei bastante e vou até falar deste post no blog do Habitissimo (http://blog.habitissimo.com.br).

Só uma pergunta: as flores que atraem borboletas nao sao as mesmas que atraem abelhas, né? rsrs

Mas legal a dica… Terei isso em conta ao elaborar quando for fazer o paisagismo do meu jardim… ahaha

Abraços!

ADORO BORBOLETAS VOU PESQUISAR PLANTAS QUE AS ATRAEM PARA O MEU JARDIM…

Olá Otávio,

Obrigada pela divulgação. Sobre as abelhas, são também encantadoras em seu papel de coletar néctar e polinizar as flores!
Abraços.

Pretendo elaborar um jardim em um sitio, colorifo e cheio de vida livre: pássaros, borboletas e outros. Assim, todas as informações úteis que puder yer, fico agradecida.

Olá Rosalba, passo horas bisbilhotando seu site, amo ficar olhando,admiro tudo que você faz e fico projetando o meu jardim parecido com os que você faz, são perfeitos, tenho um espaço enorme mais ainda não deu pra fazer .
Abraços e continue postando duas maravilhas e as dicas que são valiosas.
Izabel

Estou querendo fazer um borboletário e gostei muito de saber os tipos de flores que elas gostam.

Denise,

Neste blog tem vários artigos com dicas de plantas que atraem pássaros e borboletas. Dê uma olhada.

Comente este artigo

(obrigatório)

(obrigatório)