Loja com produtos para jardinagem, móveis e decoração.

Lagartas: tem coragem de enfrentá-las?

Elas são rápidas e vorazes. Essas criaturinha horripilantes, que tornar-se-ão graciosas borboletas, num piscar de olhos devoram a planta que estava tão bonita e vistosa. Folha, flor, ramos novos… Tudo é apetitoso. Mas qual é o melhor remédio? Ou melhor, veneno? Nos quintais domésticos, muitas vezes conseguimos controlar essa praga sem a necessidade de usar nenhum tipo de defensivo. Basta apenas coragem! Pois é! Muita gente tem horror a lagartas. Confesso que me dá um arrepio quando penso nelas. Mas vê-las destruíndo uma planta enche-me de coragem. Com ajuda de uma boa luva, rapidinho resolvo o problema. E o melhor, sem uma gota de veneno.  Desta forma, sempre escapam umas três ou quatro para contar a história, o que não é nada mau, pois elas, um dia, serão borboletas! Além disso, são imprescindíveis para manterem o equilíbrio biológico: muitos pássaros apreciam lagartas e borboletas.

Tem que procurar!

Tem que procurar!

Quando perceber que as folhas estão comidas nas bordas, pode apostar que tem uma, ou várias lagartinhas ali. Para achá-las, olhe sob as folhas. Nas palmeiras escondem-se entre o tronco e as folhas. Algumas só saem à noite. Até pelo barulho que fazem quando devoram as folhas é possível encontrá-las. As fezes, pequenas bolinhas pretas, também as denunciam.

Quanto mais rápido perceber, menor o estrago. Se procurar e não achar, é sinal que elas já estão encasuladas para tornarem-se lindas borboletas…

 

Texto de Rosalba da Matta Machado.

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.
Lagartas na flor da capuchinha

Lagartas na flor da capuchinha

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

por favor gostaria de saber como elimina~las? grata ana

Ana,
Se não quiser catá-las, inseticidas a base de piretróides costumam ser eficientes. Deve-se ter bastante cuidado pois são produtos tóxicos. Procure um engenheiro agrônomo em sua cidade para ajudá-la a identificar a espécie e receitar o produto ideal.
Rosalba.

Ahhhh…elas são terríveis mesmo. Tenho uma Primavera em meu quintal que está sendo destruída por lagartas. No início, quando a planta era menor, eu conseguia catar as lagartas com a mão. Mas agora a planta cresceu muito e eu perdi o controle.

Gostaria de saber se pegar uma certa quantidade de lagartas amassa-las e mistura-las com agua borrifando esta mistura no tronco da arvore impede que elas desçam ao solo.obrigada adriana

Comente este artigo

(obrigatório)

(obrigatório)