Loja com produtos para jardinagem, móveis e decoração.

Sabiá, nosso companheiro no jardim

Muitas as vezes que preparamos um terreno para implantarmos um jardim recebemos a vista do Turdus rufiventris, o famoso sabiá-laranjeira ou simplesmente sabiá. Ele, companhia freqüente nos jardins, adora a etapa de preparo do solo. Consegue as mais apetitosas minhocas!

Olhar expressivo

Sabiá preparando a refeição

Sabiá preparando a refeição

O sabiá aprecia também frutas como amora (Morus nigra), goiaba (Psidium guajava), caju (Anacardium occidentale), pitanga (Eugenia uniflora), mamão (Carica papaya), acerola (Malpighia glabra), jabuticaba (Myrciaria cauliflora) e laranja (Citrus sinensis).

Nas palmeiras como o  jerivá (Syagrus romanzoffiana), a seafórtia (Archontophoenix cunninghamii) e o acaí (Euterpe oleracea) nunca faltam sabiás para se deliciarem com seus frutos.

Árvores ornamentais como a cheflera (Schefflera actinophylla), a murta-de-cheiro (Murraya exotica), a magnólia-amarela (Michelia champaca) e a fruta-de-sabiá (Acnistus arborescens) também atraem a ave.

O mais interessante, é o seu jeito de prestar atenção nas pessoas. Parece querer comunicar-se. Fica pertinho, observando com seu olhar expressivo.

Seu canto na época que antecede o período das águas é característico. Um lamento, uma reivindicação. Pede mesmo por chuva.

É uma criaturinha muito especial. Não é a toa que é a ave símbolo do Brasil.

Texto de Rosalba da Matta Machado.
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Olá, é a minha primeira vez por aqui e fiquei encantada!!!! Aqui em casa tem muito sabiá e Beija-flores….. Eles parecem gente né???
Gúria, eu fiquei apavorada com o que você falou do ficus! Ontem eu plantei 30 mudas da criatura destruidora, ai ai o que faço agora?????
Seu blog é maravilhoso….
Bom domingo e fica com Deus.
Beijinhos,
Cris.
Brasília – DF

Oi Cristina, obrigada pela visita!
Concordo, os sabiás são muito especiais.
Quanto ao ficus, se ele estiver respeitando a distância mínima e o futuro dele for cerca-viva, creio que não terá problemas. Lembre-se de verificar se não há risco para o vizinho.
Um abraço,
Rosalba.

Quem já amanheceu alguma vez, perambulando pelas ruas de São Paulo, já deve ter ouvido um verdadeiro coro de sabiás cantando

SABIÁ
Nós em Arceburgo-MG,estaremos neste dia 21 de setembro de de 2009,Dia da Árvore,criando no Jardim São José,em uma area verde , o Recanto do Sabiá.
Trata-se de um espaço de 1100 mts2 , onde estaremos plantando 60 mudas de Fruta-do-Sabiá , que é uma das arvores mais atrativas da Flora Brasileira, porém , outros passaros são benvindos,tais como:Beija-flores,sairas,bem-te-,sanhaços , entre tantos outros…

ADEMIR CAROSIA
ARCEBURGO-MG

Ademir,

Parabéns pela iniciativa. Sugiro que diversifiquem, plantando também outras espécies para evitar doenças.

Rosalba.

Adorei os comentarios sempre teve costume de apreciar a natureza ador passarinhos gosto muito de plantas e flores tenho costume de colocar no jardim sempre uma bacia com agua para os passarinhos tomar agua,estou querendo fazer uma pequena fonte de agua por dois motivos uma porque vai valorizar muito meu jardim vai com certeza ficar muito mais bonito e outro que eles (os passarinhos )vão ficar mais tempo no jardim adoro ver-los soltos livres e cantando .Meu jardim é muito pequeno mais eu gosto porque tem sabia,jão de barro,pardal,ate pica-pao ja apareceu,vou comprar amanha uma bombinha de aquario650para fazer a fonte …..Obrigado por voce gostar da natureza obrigado por todas as dicas ,obrigado por voce exitir DEUS abençoe sempre.

Comente este artigo

(obrigatório)

(obrigatório)