Loja com produtos para jardinagem, móveis e decoração.

Ficus benjamina: ele é um perigo!

Sabe aquela arvorezinha, com folhinhas verde brilhantes, que chegou bem pequenininha, inofensiva, e você plantou ali, ao lado da casa, na calçada, para sombrear os carros estacionados na rua? Ela irá crescer rapidamente. Mais rápido do que você imagina.

Suas raízes irão procurar água e nutrientes, com se tivessem sempre uma intensa sede e fome. Se encontrarem um cano pelo caminho, ótimo: servirá de fonte. Não contentes com a água ali absorvida, continuarão a procurar, penetrando cada vez mais na terra. Enquanto isso seu tronco, galhos e copa aumentam proporcionalmente. Neste momento ela estará oferecendo uma generosa sombra, densa, felicidade para o dono da casa e os motoristas que ali param. Sua sombra será disputada! No jardim a sua volta, a grama morre devido à intensa sombra. Algumas plantas começam a definhar. A competição com as raízes do fícus é impossível.

Ficus benjamina

Ficus benjamina

Mais algum tempo e a calçada começa a rachar, o asfalto da rua levanta. As raízes começam, visivelmente, a mostrar sua força. Se elas encontrarem um muro ou parede pela frente elas não hesitarão em quebrá-lo para continuarem sua frenética busca por alimento e água.

Estranhamente a conta d’água fica cada vez mais cara.

- Será que é o fícus?

- Não, não pode ser…

- Mas talvez… Já reparou como a calçada está levantando?

Logo, a surpresa: alguém mais está usando a água.

- Está decidido: vamos cortar a árvore.

Quando começa a poda, descobre-se que as raízes já estavam sob os alicerces da casa, a um passo de provocar rachaduras nas paredes e comprometer a construção. Ufa, essa foi por pouco!

O Ficus benjamina, pertence à família das moráceas, a mesma da amora, figo, fruta-pão. Árvore nativa do sul e do sudeste da Ásia e alcança mais de 30 m de altura e 40 m de diâmetro. É a árvore oficial de Bangkok, Tailândia. Neste país há uma região onde existem centenárias árvores de fícus. Percebe-se a dominância da espécie, pois nada mais cresce mais na área, abafada por sua impenetrável sombra e suas raízes que preenchem completamente o subsolo.

Seu uso como árvore é indicado para parques e fazendas. Se quiser ter um em casa, mantenha-o em vaso. Segundo pesquisas da NASA, o fícus mantido dentro de casa filtra as toxinas do ar. Nas cercas-vivas, o mais seguro é manter um afastamento de 10 m de tubulações e construções, pois, mesmo podado, suas raízes crescem muito.

Em muitas cidades, por causa da destruição que a árvore causa, o plantio do fícus está proibido.

Texto de Rosalba da Matta Machado.
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.
 
 
 
 

Ficus benjamina

Ficus benjamina

Ficus no Templo de Angkor Thom no Camboja

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Muito boa essa materia sobre o ficus.

Fiquei muito triste com essa matéria…plantamos 3 ficus na calçada em frente a nossa casa, eles devem estar com 3m cada um, e sou apaixonada por eles…mas depois dessa…não sei o q fazer…

Priscila,
Infelizmente o ficus não é a melhor opção… Quem sabe você também não goste da pata-de-vaca, da aroeira-salsa ou do calistemon? São belas e mais comportadas para a calçada.

Estava procurando informações sobre o ficus e fiquei feliz com o achado. Temos duas ficus em nossa casa ( uma do lado de dentro e outra do lado de fora). Avisaram-me do problema e já procuramos a Prefeitura para autorização de transplante para nosso sítio. Agora com esta informação ficamos mais convecidos, ainda, em tirá-las. São lindas, mas…

Estou procurando uma árvore que substitua os 2 ficus que tenho em casa para me fazer sombra, foram plantados há uns 8 nos e já estão enormes. como as árvores ficam atras de casa e muito próximas aos alicerces da construção estamos preocupados. Se eu arrancar as árvores do local as raízes morrerão mesmo?
Lendo este artigo fiquei ainda mais preocupada!

Ah.. e sem contar que por causa dessas árvores temos tido frequentemente infestação de lagartas de fogo em casa.
Esse ano mesmo eu e minha filha de 3 anos já fomos atingidas por essas lagartas.

Que ótimo estou feliz em saber que não sou só eu que tenho problemas com o Ficus…procurando aqui na net ví a matéria e achei otima, nossa árvore está me matando…e matando tudo ao redor tb! estive na secretaria do meio ambiente DE MINHA CIDADE e me disseram que vão analisar o fato, mas eu já sei que é grave o caso…espero que eles resolvam, pois senão vou ter que me livrar da PESTE. Meu filho tb se feriu com uma das enormes lagartas que habitam neste linda árvore.

É isso mesmo! Tive um ficus avançou sob minha a casa e sua raiz saiu dentro do WC do lavabo social. Tive que refazer todo o encanamento… Loucura sô!

Tenho um ficus plantado no jardim em frente de casa já há uns 10 anos mas a sua primeira moradia foi um vaso. Como sempre o podamos em formato arredondado, ele tem se mantido com um tamanho de uns 2,5 m e seu tronco é relativamente fino. As raízes podem ser desproporcionais ao tamanho da árvore?

Alguém sabe informar se as raízes do Ficus também crescem e “andam” na areia? Tenho um dentro de uma cova de terra, cercada de areia por todos os lados. Depois de ler as informações da matéria acima, fiquei preocupado. Agradeço desde já por qualquer informação.

Prezado Marga,

Existem algumas possibilidades. Uma delas: o seu ficus pode ter ficado atrofiado durante a vida no vaso. As não expanção das raízes torna a planta desnutrida e seu crescimento é prejudicado. Pode ser que ela cresça agora, plantada no chão, mas pode ser que também não mude mais. Depende, além do que ocorreu com ela no passado, da disponibilidade de nutrientes e do tipo de solo onde ela está plantada. Solos rochosos ou compactados funcionam como vaso para as plantas. Mais nutrientes, maior o crescimento. Respondendo a sua pergunta: as raízes devem conseguir equilibrar a planta. Como seu ficus é pequeno, as raízes também são. Mas se ela começar a crescer…

Oi Cadu,
Tudo bem? Agradeço a visita. O ficus fica bem grande e precisa de muitas raízes para sustentá-lo. Na areia as raízes não encontram dificuldades de expansão. Sendo assim, acredito que ele irá crescer bastante.
Atenciosamente,
Rosalba.

Achei muito pertinente todos os comentários e fiquei preocupada com o faz esse lindo Ficus. Tenho uma plantada bem em frente de casa e decididamente achava que não causava tanto estrago. Esta semana mesmo irei procurar a Prefeitura e substituir a mesma por outras árvores.Muito bom saber dessas informações.OBRIGADA.

Eu plantei duas mudas com distância de 01 metro , está correto ?

As mudas ( estão com +/- 80cm ) começaram a apresentar folhas amarelas e dentro uns bichinhos , oque devo fazer , qual inseticida posso usar .
Atencte ! Riva .

A matéria foi muito importante, porque nos informa algumas peculiaridades do Ficus que, outrora não conhecíamos.Aqui no nosso município queremos retirar todos os pés de Ficus para trocar por outras espécies adaptávei as nossas condições climáticas que é do semi-árido.
Atenciosamente,

Erisvaldo Cavalcante teixeira

Esse artigo foi muito esclarecedor, pois tenho vários pés de ficus próximo à minha casa e estava preocupada com alguns comentários que ouvi sobre os estragos que essa planta pode causar, mesmo as árvores sendo constantemente podadas, mesmo detestando cortar árvores, infelizmente não terei opção. Obrigada.

Essa arvore esta sendo plantada em cidades da Amazonia, e mesmo em propriedades rurais nessa região. Pelo fato do clima ser semelhante ao de sua origem ha possibilidade de suas sementes serem viaveis lá? bV. indicaria eesa planta para lá?
Caio

eu também tenho ficus na frente de casa e está rachando a calçada, mas me disseram pra cortar essa e plantar outra da seguinte forma:
faça um buraco fundo e enterre um cano de concreto desses que a prefeitura usa, então plante dentro do cano, as primeiras vaizes não terão força o suficiente para romper o concreto, é como se fosse um vaso enterrado. outra coisa também que pode usar é pneus velhos mas ai você tem que fazer um buraco maior para poder colocar uns 4 ou 5 pneus um sob o outro.
vou fazer isso mas tenho uma duvida em relaçao ao fundo do cano, acho que ele tem que ser fechado também né?
que vocês acham pessoal?
obrigado.

Cortei um pé de ficcus em minha pousada e constatei o problema, o cano da agua estava sendo abraçado por duas raizes e o mesmo ja estava vazando. quero substitui-lo por jambo roxo. Estou certa na escolha? Espero que sim, pois o jambo lembra a minha infancia onde matavamos a fome comendo
este fruto saboroso.

Oi Ana,
Na hora certa, hein!
Jambo roxo é uma boa opção. Oferece uma genereosa sombra e ainda por cima deliciosos frutos.
Rosalba.

Eron,
Não seria mais fácil plantar outra espécie? Deixe para plantar o ficus onde ele possa crescer plenamente e nunca precise ser podado. Que tal a quaresmeira, a aroeira-salsa, o calistemo ou um manacá-da-serra?
Rosalba

Caio,
O clima amazônico é bom para o ficus. Indico a planta, DESDE QUE seja plantada em locais onde possa crescer sem atrapalhar ninguém.
Rosalba.

Rivamar,
Se for para cerca-viva, a distância entre mudas está boa. Lembre-se do afastamento obrigatório de tubulações e construções de pelo menos 10 m. Sobre os insetos, pode ser o lacerdinha. Procure um engenheiro agrônomo em sua cidade para ajudá-lo a identificar a praga e receitar o produto ideal.
Rosalba.

olá , essa arvore é danada mesmo acabei de descobrir um vazamento por roptura de um cano aqui em casa esse final de semana advinhem o que estava abracado no cano? duas lindas raizes dessa danada arvore mas o pior é que a arvore não é minha e sim da vizinha,estamos tomando as ´providencias para que essa arvore suma daqui.

Olá, tenho um ficus em frente de casa, ele tem uns 6 anos, já me falaram que se mantemos ele podado, não há problema com as raízes, pois elas são contidas, e ele foi plantado num buraco bem profundo. Outros já falam o contrário, fico em dúvida do que fazer. Pessoas experientes que me falaram isso.

meu vizinho plantou umas 20 arvores dessas a quinze anos atrás, resumo mudou-se vendeu o terreno e hoje, imagina tenho verdadeiras paredes de uns 15 metros contra o sol na minha casa, sem falar que os pés de palmeira jussara,mogno cedro e manacá do mato que tenho no meu quintal não se desenvolvem pois elas não recebem sol necessário para crescer . já não sei mais o que fazer.

Sueli,

Sugira a poda, diminuindo a altura das plantas.

Caraca, muito bem escrito, hj mesmo vou em um debate sobre a problemática do plantio desta espécie exótica as margens do Rio Cachoeria, regial central do município de Joinville/SC. Uma plantada quase do lado da outra, raízes pressionando a tubulação de gás além da resina tóxica que gera uma serrapilheira estéril. Eu sugiro que não se plante esta árvore em nehum lugar, paisagistas devem procurar plantas nativas de cada região que proporvionam beleza e equilíbrio ecológico, nosso país é tão rico, invistam nessas pesquisas!!!!

Olá, acho linda essa árvore, mas lendo todos esses relatos fiquei assustada, já estava tudo pronto para a compra e o plantio das arvores no meu quintal. Obrigada pelos arletas.

Fiquei Muito contente com esta informação , pois moro num condominio que se chama Ficus benjamin e por acasso temos oitenta desta arvores , darei a boa noticia aos meus vizinhos .

Gostei muito do comentário. Tenho um ficus que plantei em 1993 na calçada de casa. Pesquisei bastante pra escolher a árvore e optei pelo ficus por vários motivos, entre eles a beleza e a sombra gostosa que fornece. Recebi na época alerta sobre suas raízes e fiz o seguinte no plantio: enchi da mesma terra onde seria plantada, um cano PVC grosso de 1,5m aproximadamente. Isso fez com que ela demorasse muito tempo pra começar a crescer, no entanto até o momento num sofri nenhum problema com rachaduras na calçada nem encanamentos internos e hoje ela está grande e frondosa, sempre faço podas internas e externas. Quanto a insetos é natural sua presença mas existem produtos para eliminação quando se tornam indesejáveis sem precisar eliminar a planta. Obrigado

Olá!
Temos uma destas árvores no nosso pátio e neste momento meu marido está tirando ela, achávamos linda e fazia bastante sobra, mas estamos apavorados com suas finas raízes, além das grossas, que parecem uma cabeleira e já estavam entupindo a caixa de gordura e os encanamentos.Após lermos o artigo tivemos a certeza de que deviamos cortá-la.
Eliane

Parabens pelo artigo, plantei várias mudas de Ficus em 2001 e gostaria de saber se a madeira do ficus é boa para utilizar como lenha para churrasqueira, pois pretendo elimina-las.

Obrigado pela atenção

Ivo

Eu tinha três grandes ficus na minha chácara e acabei tendo que cortá-los porque já haviam invadido os encanamentos e estavam ameaçando o alicerce da casa. Agora preciso matar a base e as raízes que estão à mostra e são bastante salientes e grandes. Alguém sabe como posso fazer isso?
obrigado,
Augusto

boa noite Eu queria saber o que usar para acabar com os bichinhos que fecham as folhas do ficus. Já entrei em varios sites e não achei a resposta. Certo que serei atendido agradeço a atenção uma boa noite abraços

Rosalba, obrigada pelo seu comentário no meu site, respondi lá mas tb venho retificar aqui:

Oi Rosalba, obrigada pela visita, o seu artigo me foi muito útil, eu tinha um blogspot, troquei e migrei todas as postagens para este novo site, mas não sei pq justamente o link q encaminhei para o seu blog, não aparece nesse, tentei colocar novamente mas não vai… eu achei o parágrafo que vc escreveu tão perfeito que copiei literalmente, mas dando os devidos créditos como podes ver no blog antigo http://conscienciacomcienciaa.blogspot.com/search?q=ficus

até recebi um email falando do meu artigo e que tinha gostado muito do seu blog Anavilhana.
Vou fazer mas tentativas para restaurar, mas talvéz pela migração alguns post tenha se perdido, como perdi alguns comentários tb!
De qualquer formas os créditos do páragrafo afirmo que são seus e todos podem verificar no blogspot!! Desculpe!!!

Raízes das Ficus benjamina http://www.anavilhana.com.br/blog/
Recomendo o blog tb!!!
Atenciosamente
Daniela Lima

Prezados, as raizes do ficus existente em frente à minha casa ja estão levantando o passeio e indo em direção ao meu muro,pergunto como posso substituir o ficus por uma outra àrvore mais apropriada para ser plantada no passeio e como e onde obter a liberação para o abate e que tipo de árvore(s)são mais indicadas para sua substituição.

grato,

Paulo Plá

Olá Hermes,

Os bichinhos provavelmente são os lacerdinhas. O uso de inseticida é indicado. Para ter certeza, tanto da praga como do defensivo ideal, sugiro que procure um engenheiro agrônomo da sua cidade ou um posto da Emater.

Rosalba.

Prezado Paulo,

Os órgãos de gerenciamento de parques e jardins é que fornecem o laudo de autorização de poda. Para substituir o ficus em calçadas, algumas opções: resedá, calistemo, falso-chorão e quaresmeira.

Rosalba.

Olá Ivo,

Obrigada. Quanto a madeira, nunca testei… Depois você me conta.

Rosalba.

Olá Augusto,

A retirada das raízes geralmente é feita com o uso de machados e alavancas ou até mesmo com trator. Trabalho árduo! Se não quiser retirar as raízes e elas brotarem novamente, sugiro que procure um engenheiro agrônomo ou a Emater da sua cidade para orientá-lo quanto herbicida mais indicado.

Rosalba.

No bairro em que moro em brasília quase todo mundo planta ficus como cerca viva na área verde, um espaço que fica bem longe da casa mas perto da rede de esgoto. fiquei preocupada, será que o ficus também pode danificar a rede de esgoto?

Olá, achei muito interessante e esclarecedor o artigo. Há alguns anos atrás, plantamos um pé de ficus na nossa calçada e outro na beira de um córrego que passa do outro lado da rua. O da calçada, já tivemos que cortar pois estava rachando tudo. O outro cresceu tanto que já está maior que o nosso prédio que tem 3 andares. Estou muito preocupada com medo de cair em cima do prédio. Agora, todas as folhas estão caindo, inclusive as verdes. Quando dá um ventinho, parece até chuva de folhas. O que devo fazer?

O Ficus Benjamina, árvore australiana, é um exemplar belíssimo pela sua folhagem verde brilhante e o seu crescimento rápido, mais de 0,50 cm por ano.
Certamente, evitam-se plantá-la perto de canalizações / esgotos / calçadas / construções, etc… . Mas, de tanto afirmar que esta era a minha árvore para dar sombra na minha varanda o mais rápido possível que resolvi plantá-la dentro de um SUPER-BURACO, feito com 4 manilhas de 1m. x 1m. Depois de encher de terra o buracão emanilhado (4m. de profundidade), plantei o ficus benjamina,as raízes por incrível que pareça saíam do caule e se firmavam para dentro do cerco das manilhas.Já tenho o meu ficus por 10 anos, a árvore está um espetáculo, grande, robusta e sempre verde.Até agora, não tenho nada a reclamar deste patrimônio que possuo. Acredito que se utilizarem do recurso que fiz, não haverá problemas.
Marco Aurelio Bello.

Aproveito os comentários para deixar o meu!!
Plantei essa árvore na frente da minha casa e não plantei 1 e sim 6.
Mas eu fiz um enorme buraco e até quebramos um cano da Sabesp para colocar uma manilha de quase meio metro de profundidade, para que as raízes desçam para bem abaixo do alicerce da minha casa, as árvores estão com 6 anos e até o momento não passaram de 4 metros! E eu também sempre podo justamente para ela não desenvolver muito!

Achei muito oportuno o comentário a respeito do ficus, pois, embora já soubesse alguma coisa sobre esta epécie, agora tenho acerteza de que aprendi ainda muito mais. Excelente.

Tenho um ficus no quintal da minha casa e ele já tem uns 5m de altura. Preocupado com suas raizes fiz um buraco em volta da árvore de 50cm de profundidade e vou enchê-lo de cimento e vigas de aço. Tenho fé que dará certo. O que acham? não quero cortar a minha divina sombra!!!

Eu vi em uma empresa uma parede ou uma cerca viva de ficus com espaçamento de 30 cm, ou seja, 3 árvores por metro. As raízes não cresceram tanto por haver uma grande competição nesse espaço, mas as árvores cresceram muito e formaram uma imensa parede verde. Não sei se é o mesmo ficus (benjamina) que se plantam. Eu pretendo fazer o mesmo e preciso saber se alguém tem experiência com esse espaçamento e se posso plantar junto a um muro, uma vez que com esse stand de planta as raízes parecem menores. Agradeço a quem puder me informar.

Tenho 06 arvores de figus que comp-letaram este mes 101 anos,foi plantadas pelo meu avo.Seus troncos precisam de 5 pessoas para abraça;los.Suas raizes andam muito pelo chão,elas estão alçtas e lindas.Este ano um vereador do lugar quiz corta;las para vender como lenha. Quando ele chegoui com as motoserras lutei contra 10 homens eu e minha esposa,fui parar no CTI,mas consegui atyraves do ministerio publico impedir o corte,mas estou vigilante.Podem plantar que dão sombras e ficam bonitas.Agora se voce for deixar elas crescerem muito,palnte com 02 metros uma das outras porque o tronco fica muito grosso.Quem palntar não vai se arrepender.Um abraços a todos.Telefone; 032 3423 3171 Sereno de Cataguases Minas Gerais

Olá pessoas
Estou (juntamente com meu grupo da escola tecnica) fazendo um trabalho sobre o projeto da marginal Tietê, e para surpresa minha (ou não), na parte de compensação Ambiental, eles plantaram ou irão plantar entre outras arvores no “corredor ecológico”, a nossa querida ficus.
Quero saber, qual o risco dessa “façanha”?

vou construir num terreno, herança de familia, onde tem 1 ficus enorme existente ha + de 20 anos. me aconselharam retira-lo, mas o que + me agrada no terreno é justamente o FICUS que ja arrebentou o cimento do quintal e esta derrubando o muro da rua que eu teria mesmo de refazer.
nao ha mesmo como conter as raizes?
obrigada

Olá Maria Angelica,

Sei bem como é isso. Árvores frondosas são as maiores preciosidades de um terreno. Tente um arquiteto criativo, quem sabe uma casa suspensa? Assim talvez não seja necessário cortar a árvore.

Me conte o final da história!

Amigos, como muitos aqui em Brasília, em vez de muro fiz uma cerca viva de ficus em minha residência, um lote de 2000 m². Agora o ficus está invadindo toda a tubulação da casa e as plantas estão enormes. Devo ter cerca de 100 plantas compondo toda a cerca. Vou ter que retirar todas! Alguêm sabe a melhor maneira de fazer isso? Dá para aproveitar alguma coisa, madeira? Abraços.

plantei dois ficus na calçada e ele está arrebentando a calçada e está leva ntando a rua,já pedi a altorizaçõ para matar ele e tive, oque faazer para matar ele.

oque fazer p/ matar oficus????.obrigado.

Se eu plantar o ficus em uma manilha (igual é usada para foça) a raiz dele cresce em profundidade? mesmo assim pode danificar muros?

essa árvore é um tormento,acabou com a minha casa, a daqui deve ter uns 15m de altura e p abraçala é preciso 3 pessoas essa semana se Deus quizer esse tormento vai p o chão ficando um prejuizo considerável de consertos. Não plantem pois é só dor de cabeça

Olá, tenho dúvidas sobre o nome de uma árvore, que parece uma acácia, chuva-de-ouro. É leguminosa. Favor, responder.

Como faço para enviar a fotografia dessa árvore?

Muito bom o seu artigo Rosalba, esclarecedor e os comentários realmente não deixam nenhuma dúvida. Teria como mandar para o meu e-mail, eu gostaria de imprimir para divulgar aqui no meu condomínio. É de utilidade pública. Muito obrigada,

Muito grata pela informação. Vou cortar a minha já!!!!!!

Tenho uma Ficus no quintal de aproximadamente 15 anos. Porém, como é sabido, está abrindo as calçadas e estou precupada com o encanamento. Ja tive que tirar uma proxima a essa, devido aos probelmas. Porém fico muito triste em ter que desmatar uma arvore desse porte, pois além de bonita faz uma sombra muito boa. Pergunto: Será que é possivel cavar ao redor e tentar colocar placas de concreto? Seria uma forma de preserva-la, mas não sei se cortando sua raiz poderia enfraquece-la. Por favor me orientem. Obrigada

Realmente a ficus cresce e se espalha, tive 2 plantadas na minha calçada.
Infelizmente precisei retirá-las, pois começaram a arrebentar o muro, por sorte não quebraram a cisterna que estava a uns 2 metros de distância.
Contratei um trator para cavar no entorno e retirá-las sem danos, porque foram levadas inteiras de caminhão para o sítio de um amigo, onde foram plantadas e agora moram felizes e com bastante espaço.

Plantei em frente a minha casa uma Ficus Bicolor. Sua raiz faz o mesmo estrago ?

eu tive a infeliz ideia de plantar um ficus no meu rancho ,bem perto do banheiro , ai começou a estourar toda as calçadas em volta da construçao e as raizes começaram a sair pelo vaso sanitario , ai cortei a arvore achando que mataria o mau e as raizes ….porem as raizes não morreram e parece que não tem o que mata essa porcaria , agora elas adentraram a tubulação do box e vou ter que quebrar todo encanamento e refazer , e correr o risco dessa porcaria entrar no encanamento novo , se alguem souber algum produto que mate a raiz por favor me envie um email, obrigado

eu moro num lugar maravilhoso em itaporanga sp numa pracinha linda, ali existe uma igreja de bom jesus que e um cartao postal de de nossa cidade ali agente se encontra com amigos a criançada brinca se diverte na maior armonia, mas esta pra esta rodeada desta arvore linda de sombra que agente nao ve em lugar nenhum da cidade. Mas ta causando o maior problemas pra nos proprietarios eu tenho quatro imoveis aqui e ja treis foram afetadios por esta arvore rachaduras nas paredes entupimento de esgotos broqueamento de rede de aguas eu sou membro do conselho municipal de defesa do meio ambiente sou cotra cortes de arvores. mas nao tem outro jeito senao acabar com este tormento que nao da sossego sei que vamos ter problemas com visinhos que vao querer impedir mas nao tem jeito nao. ja pedi um projeto para arborisaçao da praça para nos poder ficar livre deste serio problema minha opiniao se voce tiver uma por perto planeje uma outra e elimine o quanto mais rapido puder plante outros ficos mas bem longe de construçao senao vai ter problemas serio

Olá Gilberto,

O ficus variegato é mais tranquilo, mas ainda assim, um ficus! Fique atento.

Rosalba

Ola bom dia sou de Caruaru-PE, tenho um ficus na minha calçada já deve ter 6 anos, lendo a materia estou preocupada com as raízes,e se ele faz tudo isto que falão, mesmo cortando ele de 3 em 3 mêses.

Amo essa árvore de paixão, mais tive tira-lá pois as raízes
estavam entrando na minha cisterna, meu marido mandou eu es
colher à árvore ou a cisterna tive que optar pela cisterna.
Com muita tristeza.

Rio de Janeiro,17/10/2010

tenho um ficos a menos de meio metro da parede da minha sala e o piso já começou a rachar, vou cortar a árvore que já esta enorme mas como ter certeza de que suas raízes não continuarão a crescer? que produto usar nas partes do caule que não conseguir cortar pois crescem abaixo da estrutura da minha casa!!! por favor me orientem!!!!!

tenho um ficus a menos de meio metro da parede da minha sala e o piso já começou a rachar, vou cortar a árvore que já esta enorme mas como ter certeza de que suas raízes não continuarão a crescer? que produto usar nas partes do caule que não conseguir cortar pois crescem abaixo da estrutura da minha casa!!! por favor me orientem!!!!!

Infelizmente descobri essa matéria sobre a Ficus Benjamina tarde de mais, as duas arvores dessa espécie plantadas a frente da minha residência estão causando muito transtorno e danos à estrutura da residência. Já solicitamos a prefeitura inúmeras vezes à remoção das mesmas, mais isso e muito mais difícil do que imaginávamos. Que isso sirva de alerta a todos, não permitam nem plantem essa espécie nos passeios públicos e em suas residências. Atenciosamente.

Ola,to qerendo fazer uma cerca viva de mais ou menos 100 ficus,numa chacara,aqui em Brasilia;se podar elas continuam crescendo?A cerca vai ficar longe da casa,so tenho medo de prejudicar a piscina e a sauna;10 metros d distancia é o suficiente?Me ajudem antes d eu plantar.

Ola,to qerendo fazer uma cerca viva de mais ou menos 100 ficus,numa chacara,aqui em Brasilia;se podar elas continuam crescendo?A cerca vai ficar longe da casa,so tenho medo de prejudicar a piscina e a sauna;10 metros d distancia é o suficiente?Me ajudem antes d eu plantar,por favor.

Hoje fui a um supermercado e apaixonei-me por um ficus benjamina, mas ao ler o artigo, estou arrepiada, vou conservá-la num vaso ela é tão linda as folhas em diversos tons de verde é fantástica, vou arriscar

EXISTE ALGUMA LEGISLAÇÃO QUE PROIBA O PLANTIO DE FICUS BENJAMINA COMO CERCA VIVA EM TERENOS ESTREITOS, COMO OS DE BRASILIA, QUE TEM UMA LARGURA DE 20M???? CONSIDERANDO O RISCO DE DERRUBAR UMA CASA E A PENETRAÇÃO EM TUBULAÇÕES DE AGUA E ESGOTO DEVERIA SER PROIBIDO O PLANTIO DESSA ARVORE COMO CERCA VIVA!!!

comece podando o ficos des de novinho que a raizes so vai pra baixo nao vai para os lados

Olá boa tarde, poderiam me informar qual inseticida que eu posso passar numa mini árvore da ficus? ela esta com as folhas enrroladas e dentro cheio de bichinhos preto.
Eu plantei num vaso e esta a meia sombra na porta da cozinha, fiz uma mudança de lugar e parece que foi a gota dágua, ja passei calda de fumo com detergente mais o alcoal,
não sei se vai dar resultado.

Tenho 2 ficus bicolor plantado na parte de trás da calçada da minha casa de praia, a +- 15 anos e realmente as raizes fazem o mesmo estrago. Isso foi constado quando a meu banheiro que está a uma distância de 30 metros da arvore começou a voltar a agua do esgoto da caixa de inspeção, está raizes passaram por baixo do alicerce de fundação da churrasqueira a uma profundidade de 3 metros e não satisfeita rompeu a fundo que tinha uma lage da caixa de inspeção e já estavá seguindo pelo cano de esgoto para a outra caixa de inspeção da cozinha da casa. insfelimente está arvore é uma bomba relogio, pois não sabemos quando vai aconteçer outro problema.

Tenho ficus plantados próximo minha casa na fazenda; estão com 18 anos.
Fiz uma proteção de concreto ao redor para proteger das raizes .Está ok .Agora estão muito altos. Quero saber se tem perigo de cairem em cima da casa?
Eu soube que são muito resistentes isto é, não cairão.O perigo maior são as raizes
É verdade?

Oi, onde moro tem um barranco alto cheio de mato em frente a nossa casa, a gente fica com medo do barranco desmoronar com a chuva. Um amigo sugeriu que a gente plantasse ficus, por conta das raizes e também daria um visual bonito, mas pelo seu site vi que nao será uma boa idéia. Peço sua indicação para qual outra planta poderia colocar para evitar qualquer risco de desastre no barranco. Desde já agradeço.

A cerca viva, mantida com pouca altura (mais ou menos 2 metros) acredito que não vai ter raizes que venham a prejudicar a calçada. Temos em nosso condominio, e até agora não causou nenhum dano, acredito que as raizes só causam danos se deixar a arvore crescer para fazer sombra, que não é o nosso caso.

Ola. Moro ao lado de uma praçinha aqui em São Bernardo do Campo – SP. A Prefeitura plantou uma arvore de ficus a mais ou menos 6 anos. A arvore creceu demais. Seus galhos estão em cima de minha casa, interferindo no sinal de satélite da antena parabolica, “furtando” o sol de meu quintal, entupindo as calhas com suas folhas. Ja pedi pra prefeitura vir podar esta arvore a 1 ano e meio e até agora nada.
A quem posso reclamar para podar os galhos desta arvore já que a prefeitura não toma providencias ???

obrigado

wilson

SABE PESSOAL EU QUERIA VER SE ALGUEM PODE ME AJUDAR , EU TENHO UM FICUS E AGORA ELE JÁ DEVE ESTAR COM UNS 4,50 DE ALTURA, MAS AS FOLHAS ESTÃO CAINDO E MUITOS GALHINHOS SECOS DE QUEBRARNA MÃO, ESTA PLANTADO EM UMA AREA QUE NÃO TEM PROBLEMA, MAS SERÁ QUE ISTO É NORMAL POIS NUNCA ACONTECEU ESTAMOS EM 10 DE ABRIL, E NUNCA CAI TANTA FOLHA AGORA QUE ELE ESTA BONITO, MEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE AJUDEEEEEEEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

Olá,fiquei tão triste com o que li nos comentários,pois adoro ficus acabei de comprar um só que para plantar em um vaso eu tinha uma e ela morreu , mais era plantada em um vaso e também eu me mudei e li que ela não gosta de mudanças,espero que essa não morra assim como a outra ! gostaria de saber como é o modo de sua plantação pois eu não sei!

plantei uns 40 ficus ha 18 anos atras em uma barragem de uma represa em meu sitio, tinha tbm perto da casa, tive q tiralos poi destruiu toda tubulação esgoto agua alicerce pisos. Na represa ainda nao cortei, antes de cometer esse crime, gostaria de ter certeza q vão ocasionar problemas de infiltração devido as raizes invadirem o leito da represa. muitas pessoas q la constataram o ocorrido dizem q a represa ira secar pois as raizes canalizam a agua de dentro para fora da represa. será mesmo verdade??pessoas experientes com terraplenagem!!me deem uma luz por favor!!!

Estava pensando em plantar ficus perto de casa, menos de 3m para formar cerca viva. Não pretendo deixar passar de 3m de altura. Será que ainda assim as raizes crescerão e arrebentarão tudo??

Olá Rosalba em Divinópolis MG. foi proibido plantar ficus, os que tem estão sendo autorizado o corte pela Secret. de meio ambiente, esta árvore tão bonita reserva um perigo invisivel suas raizes gosta de sal, elas sai a procura de sal como nas redes de esgoto contem estes nutrientes se desenvolvem silenciosamente e rápido, tivemos exemplos de raizes sairem dentro do vaso isto mesmo, estas árvores lindas infelismente terão que ser substituidas,
podem ser plantadas mais longe de casa e de rede de esgoto,
Um abraço e parabéns pela matéria,
Geraldo de Oliveira
Pres. da ANBV. Associação Nascentes Bela Vista,
Divinópolis MG.

Gostei muito do artigo e também me causou preocupação e algumas dúvidas. Comprei uma chácara onde, ao fundo, localiza-se um estreito rio. Distante 12 metros para frente existia uma casa que reformei e instalei caixa de gordura,caixa de contenção, biodigestor e fossa séptica ( tudo ecologicamente correto para preservar o rio e o meio ambiente. Do rio até a casa tinha uma erosão de 25 metros de cumprimento na beirada do rio,por 09 metros em profundidade na direção da casa. Coloquei 463 pneus sobrepostos uns sobre os outros e enfileirados e os cobri com mais de 30 caminhões de terra. Construí uma barreira de colunas de concretos e bambus bem na beira do rio. Como os bambus estão secando, estou com a idéia de plantar ficus benjamina (para que formem uma parede de contenção), em todo os 25 metros onde existia a erosão e os pneus, quase dentro do rio. É uma boa idéia??? A casa fica mais no alto. Me responda urgente, pois estou com medo de chegar o período de chuva e desbarrancar a minha contenção. Obrigada.

Maria,

É importante proteger também a camada mais superficial do solo para que a terra desnuda não eroda. Caso o local seja ensolarado, use grama esmeralda. Meia sombra, uma boa opção é o amendoim-rasteiro (Arachis repens). Já para conter uma erosão mais profunda, o plantio dos ficus abaixo do nível da casa e respectivas caixas, pode ajudar. Bambu (Bambusa vulgaris) também é uma boa alternativa.

Paulo,

Acho muito perto para arriscar. Use a murta (Murraya exotica). Fecha bem e não lhe trará problemas.

Ana Rita,

Dependendo da distância (uns 10m) é possível. Caso seja mais perto, experimente o bambu (Bambusa vulgaris).

Elen,

Acredito que não caiam, contudo, fique atenta aos estragos provocados pelas raízes.

Maria Ines,

Tente inseticidas a base de neem ou citronela. Caso não dêem resultado, sugiro consultar um agrônomo para que ele indique algum defensivo químico.

Denise,

Acredito que não há legislação. Prevalece o bom senso!

Nossa,depois deste comentario acho que quem vai ficar emcima do muro sou eu,estou procurando uma muda de ficus pra plantar,acho esta arvore linda,mas depois deste comentario,vamos rever conceitos,hehe…obrigado.

Gostei muita da informação. Tenho um vizinho que plantou mais de 100 pés de ficus próximo as tubulações de água,fios elétricos, guarita, e não consigo convencê-lo do perigo, o que devo fazer? Por favor aguardo dicas. Obrigada.

Raquel,

Sugiro que indique este texto e também os comentários.

Tinham 02 pés de ficus no jardim, quando fui fazer a reforma da casa verifiquei o problema que estas árvores causaram. Na reforma do encanamento do meu banheiro, encontramos raizes, encontramos raizes se espalhando por dentro do poço que tenho no quintal,as raizes quebraram um cano que levava agua para a cozinha, fiquei preocupado e consegui corta-las, estou substituindo por arvores da épecie Oithis, são boas para sombras e não fazem tanto estragos como a Ficus.

Olá adorei a materia mas me assustei, tenho uma na calçada ela não esta muito grande (media) mas já rachou a guia da calçada, sera que consigo cortar e substituir por outra, para não causar danos maiores ? Desde já agradeço

gente,eu tenho esta danada aqui na minha chacara, esta altissima, as raizes estao enormes, e depois que fui ver que a danada da raiz ja passou debaixo da construçao e foi levantando tudo, quando quebrei o encanamento do banheiro la estava a danada da raiz levantando tudo, é um inferno esta arvore e sem falar numa epoca que deu uma praga de umas danadas de lagartas que ficou cheio delas, nao coloquem esta arvore em lugar algum, e quando alguem conhecido quiser colocar em algum lugar diga que ela é um inferno, estou falando serio gente, é um desastre a danada.

eu paguei um caminhao com um braço enorme para cortar seus galhos e tirar a danada, que inferno, a raiz é pior que mandioca, se fosse mandioca tava bom, porque é enorme a raiz dela, agora tenho que tirar ela logo antes que acabe de vez com o encanamento todo da minha casa, sei que a raiz vai ate uns cem metros entao ela ja esta indo para o encanamento do meu vizinho, realmente a sombra dela é uma delicia, fiz ainda uma mesinha de alvenaria e com uns banquinhos ja esta tudo torto a raiz da danada esta levantando tudo, é uma praga esta arvore, nunca mais gente, nunca coloquem esta danada em lugar algum nem em vasos, porque a danada passa para o chao e la vai a raiz detonando tudo. uma praga realmnete. me arrependi no fundo da alma de ter colocado a danada na chacara.

gente quem tiver ficus ainda pequeno acabe com ela, mate esta praga pela raiz, nao coloquem ela em lugar algum, é uma praga, acabe com ela enquanto é tempo, porque quanto mais alta deixar pior vai ser para ser cortada, ela é dura, paguei um caminhao para detonar com a minha aqui que esta enorme, e da mesma forma que ela esta enorme a raiz tambem, ja derrubou meu muro, a raiz dela vai saido fora da terra e vai engrossando como um tronco de arvore deitado, um horror, ela vai longe e toma conta de tudo, a minha esta com um tronco enorme e tenho que cortar pois esta me dando um prejuizo terrivel, foi muro para o chao, foi encanamento de banheiro ela vai buscar agua e vai longe mais de cem metros, se tiverem esta praga ai em suas casas corte fora antes que voces vejam o estrago que ela ira fazer, é uma praga mesmo.

pena eu nao conseguir colocar as fotos pra voces verem, concerteza quem tiver ficus ai vai acabar concerteza se voces verem o tamanho da raiz dela vai ficar impressionados, eu aconselho voces a acabar com esta praga ai antes que seja tarde, meu cunhado tambem colocou em sua calçada e como ele mora numa esquina a casa fica a volta toda da calçada e quando ele viu como ficou aqui ele arrancou tudo la, porque mesmo com dois metros de altura a danada da raiz dela chegou no encanamento do banheiro dele e da cozinha entupiu tudo pois ela quebrou o encanamento e foi levantando tudo por baixo, so quando ele foi concertar o encanamento que ele viu a danada da raiz dela nos encanamentos foi um horror para tirar tudo, e ai ele arrancou as arvores la de fora para que as raizes que estavam ja embaixo da casa irem morrendo, porque se voce mesmo que so arranque um pedaço da raiz ela cria umas raizinhas e vai voltando tudo novamente tem que arrancar a arvore toda senao nao adianta, por isso gente enquanto é tempo arranquem esta arvore para nao chorar depois.

Tenho ficus plantas próximos a 2 pés nativos de cajús. De uns tempos para cá os cajueiros deixaram de dar frutos e estão morrendo. Será que os ficus prejudicam outras plantas?

Grato

Adolfo

Eu tinha em frente a minha casa duas arvores de ficus.Um belo dia uma empresa que presta serviços a prefeitura veio fazer limpeza em um terreno que fica em frente a minha residencia,au podar as arvores do terreno,podaram também as arvores da calçada.Isto me gerou uma multa de 20,000,00 mais prestação de acerto em referencia ao meio ambiente.Então deixo aqui um aviso.Não toque nas arvores de ficus sem uma autorização da prefeitura por escrito e nem deixe qualquer outra pessoa o fazer.Mesmo dizendo perante a justiça que não o fiz provar ficou dificil.Agora cada vez que a prefeitura vem fazer a poda das arvores eu tiro fotos para guardar como garantia.

TENHO EM MEU SITIO 4 FICUS QUE POR FALTA DE PODA ESTÃO COM UNS 5 METROS E FOLHAS SÓ NO ALTO, PRECISO SABER SE POSSO CORTAR O TRONCO E ELE VAI FLORIR NOVAMENTE APÓS O CORTE?

meu pai sempre brigava com o vizinho por causa da sombra maravilhosa que a planta oferece, mas ai o vaso sanitario de dentro da minha casa começou a entupir e era direto, meu pai um dia estressou e ligou pra uma desentupidora e quando o rapaz tirou o vaso sanitario do chao surpresa! a raiz da planta ficus benjamina estava lá, resultado é necessario fazer a tubulação todinha do banheiro, pois a planta acabou com todos os canos, e a arvore concerteza vai ser retirada e plantada em outro lugar para nao causar tantos problemas como esse, o duro é que a raiz da planta que fica na rua percorreu uns 10 metros para chegar no banheiro.

TEnho uma ficus em minha jardineira. A Jardineira tem 6 metros de comprimento x 40 cm de lagura x 60 cm de altura…. Por incrivel que pareça é tudo verdade o que fala a matéria…. Suas raízes quebraram o azulejo ao lado da jardineira e as outras plantas também estão feias. Imagino que seja por causa das raizes da ficus… Eu cortei todos os galhos da ficus… Só ficou o caule… Preciso tirar as raízes urgentemente da jardineira… Pedi ajuda ao jardineiro porém este quer cobrar um dinheirão p/ cortar e tirar as raízes do local. Eu mesma gostaria de tirar as raízes… Gostaria te obter uma dica de como faze-lo.
Se algum puder me ajudar.
Meu e-mail é raquel.schultz@yahoo.com.br
Obrigada.
Raquel M. Schultz.

Prezado amigo, lendo esta matéria sobre o ficus fiquei espantado, pois plantei um em casa a pouco tempo porque me disseram que se eu mantivesse ele podado não cresceria tanto as raizes.Agora com medo disso tudo, eu mandei abrir uma vala ao seu redor de 0,80 centimetros de profundidade por 15 de largura e enchi de concreto. Será que mesmo assim terei problemas no futuro? Me ajude por favor, pois se isto não resolve vou arranca-lo imediatamente.

Obrigado
Paulo Samuel

Como matar as raizes da ficus?

TO DESPERADA TENHO DOIS PES DE FIKUS E JÁ ESTA PREJUDICANDO A TUBULAÇAO DE AGUA O QUE FAZER? POR FDAVOR ME AJUDE.

Se quiserem manter o ficus pode-o duas vezes ao ano. Controlando o crescimento da ‘copa’, controla-se o crescimento da raiz.

Bom Dia!
Foi muito bom sua explicação,plantei do lado de casa 6 arvores dessa,esta linda! enormes,com uma sombra espetacular, mais as raizes já estão trazendo preocupação, se eu cortar as raízes ,resolve? ou que devo fazer,já estão com quase 4 mts de altura. agradeço sua atenção e espero ter uma solução para evitar mais transtorno.
Heloisa

Olá. Entendi os comentários. Mas conheço VÁRIAS casa onde tem ficus do lado de calçadas e muros, e nada foi quebrado. Suponho que é a poda constante que impede que a raiz cresça demais.

Queria botar vários ficus ao longo do meu muro, e deixá-los podados no estilo bolinha, com uns 60 cm de diâmetro a 1,5m do chão. Ainda não estou totalmente convencido de que deveria desistir.

Quando eu fiz meu primeiro e segundo grau, me ensinaram que as raízes das plantas cresciam proporcionalmente às suas copas. Mantive uma linda cerca viva de ficus de mais de 6 metros de altura durante 10 anos na minha casa, sempre muito bem cuidados e podados. O que foi desproporcional agora foi o desfalque causado em meu bolso. R$ 35.000,00 para arrumar toda a tubulação da piscina e o piso ao redor dela, fora o que vou gastar pra podar e arrancar minha linda cerca viva!!!
Foi bom enquanto durou, mas as consequências poderiam ter sido muito mais desastrosas.
Preciso de outra opção bonita pra minha cerca viva!!!!
Neander

“Já tive uma experiência bem danosa com esta árvore. Ela estava a 5 metros da caixa de saída do esgoto da minha casa e suas raízes foram buscar a água da caixa e se enveredaram tubulação adentro causando um enorme entupimento. A radícula mais comprida tinha mais de 12 metros é uma verdadeira praga.”

Olá.Tenho na minha calçada três ficus plantados, eles estão destruíndo a calçada e por fim começou a aparecer rachaduras nas paredes da frente, fui até a prefeitura, mais disseram que eles não podiam fazer nada.Gostaria de saber quais são as cidades que já tem como lei municipal o não plantio do ficus.Grato Junior

tenho 5 ficus em casa plantados no jardim eles tem 3 mes que eu fiz as mudas,mas ñ estão crescendo o que pode ser?

Olá pessoal. Aqui em Brasília tem muitas casas no Lago Sul, Lago Norte, Park Way e em diversos condomínios que possuem cerca viva de ficus. Será que esses problemas todos não são somente com ficus que se tornam árvores sem poda ? As cercas vivas são podadas regularmente e estão sempre lindas. Alguém tem alguma experiência negativa com essas cercas vivas podadas?

olá bõa tarde, e se eu fazer uma cerca viva de ficús e manter sempre podado messmo assim tem o messmo risco?
por favor me retorne obrigada!!!!

Olá Messias,

Sim, sempre haverá um risco. As raízes crescem mais do que a parte aérea.

Uiliam,

Tente colocá-las em um vaso maior, deixar no sol e molhar diariamente. De tempos em tempos use um adubo químico.

nossa cara, eu gosto muito de Fícus..e gostei muito dessa matéria ai, parabéns…

ola boa tarde ..quanto esta materia eu adorie tenho uma chacara que contem aproximadamente 10 pes e notei que tenho paredes sendo rachada eu nao sabia porque depois desta materia eu descobri oporque das rachaduras ..muito obrigado por me ajudar continui postando estes tps de materia
um forte abraço

bom; plantei duas no rancho que mede 2000 mts quadrados de comprimento. (terreno)
e nao sei se deixo elas ou nao? a regiao e muito seca,arida talves elas nao vao me dar problema no futuro.

atenciosamente : Elias souza junior, regiao do terreno felixlandia proximo a cachoeira do choro minas gerais .

estou com uma tambem que pra fazer uma poda a prefeitura levou mais de um ano,,só foi feita tambem ,pois era ano de campanha e nosso prefeito estava fazendo a campanha dele e eu cerquei o caminhão em qual ele estava e pedi pessoalmente,mas é necessario é corta-la mesmo,

TENHO UMA CASA DE PRAIA ONDE PLANTAMOS 3 PES DE FICUS NA CALÇADA, POREM MUITO PROXIMO ESTÁ NOSSA PISCINA E AGORA FIQUEI MUITO PREOCUPADA COM ESSA MATÉRIA, VOU TER QUE CORTA-LOS, COM MUITA PENA MAIS….

bem esclarecedora a matéria sobra a arvore ficus.A dica é;plante pau preto, é uma árvore genuinamente brasileira, e linda.

ola tenho uma arvore ficus na frente da casa que comprei, ela ja esta indo para o quintal da vizinha, nao posso corta sem autorizaçao da prefeitura daqui onde moro, queria saber se tem algum jeito de ir acabando com essa arvore aos poucos, meu nome esta na fila de espera para o corte da arvore.

Muito boa e esclarecedora matéria, mas tenho uma dúvida. É possível que após a retirada da árvore (ficcus)as raízes da mesma podem resistir e persistir no solo e causar o entupimento dos canos?

Oi Pessoal

Tenho um sitio e plantei um ficus do lado de minha represa,
ele ja estava enorme quando um raio o matou.
Entao tive que cortalo, foi quando comecou meu transtorno,
As raizes se alimentavam do fundo de minha represa, depos de
mortas secaram e viraram uma enorme galerias e minha represa
comecou a secar. Estou na luta para tampar todas as galerias
que as raizes deixaram pelo chao a fora com uma reta escavadeira. MUITO LINDA MAS NO VASO GENTE .

estou muito assustada ,eu ja tinha ouvido falar desses problemas ,mas, meu marido é muito teimoso e plantou duas na calçada,a menos de dois metros da parede e agora o que eu faço?

Tenho 4 pes de ficus no meu jardim enfrente a minha casa eles estao crescendo muito, amanha mesmo vou arrancalos
como nao sei, antes que elas derrubem a minha casa

Ótima reportagem. Apesar da otima sombra e beleza, tivemos que arranca-la, pois apos anos, comecaram os transtornos de calcada levantada e encanamentos internos entupidos, meu pai ficou bem arrependido de ter plantado.

Essa árvore é maravilhosa, deveríamos ter várias plantadas em nosso parques e áreas verdes.

Boa tarde , quero fazer uma cerca ao lado de minha residência p ter privacidade em relação aos vizinhos, pensei no ficus mas pela matéria v que não será uma boa pois tem muito encanamento passando onde será plantado. Qual planta q fica bonita p fazer cerca e que não tem o problema da raiz do ficus? Obrigada

Olá Melissa,

A murta (Murraya exotica) e o manto-rei (Thunbergia erecta) fecham sem que as raízes provoquem estragos.

Rosalba

Flora,

Concordo. O fícus deveria ser plantando em parques, em áreas verdes, em pastos e em inúmeros outros lugares ondem pudessem crescer livremente, com todo seu esplendor!

Rosalba

Gente plantei um casal perto do poço de Agua de minha casa, imagina só a raiz quebrou os tubos do poço e chegaram na agua poluindo a agua com um gosto orrível uns dizem que ela é venenosa outros acham que é so o gosto ….

Eu procurei por uma árvore para plantar na calçada da minha casa, a FICUS era a primeira opção pelo paisagismo e tal prém fui orientado pelo IBF (Instituto Brasileiro de Florestas) de que a FICUS iria destruir a calçada e me indicaram a OITI que tem aspecto semelhante e tbm aceita poda e dessa forma a poda inibe a frutificação e o resultado final é uma arvore com os mesmos benefícios mas sem o transtorno com as raízes, vou receber as mudas ainda mas já decidi por ela. Alguém tem alguma experiência com OITI?

Olá Alberto,

O oiti é uma árvore indicada para plantio em ruas e estacionamentos. Boa escolha.

ola boa tarde eu ganhei uma muda da fícus e plantei no meu jardim mas para a minha surpresa meu jardineiro falou para eu arrancar o quanto antes do jardim porque esta arvore destrói tudo fiquei com do de destruir ela e coloquei no vaso quanto tempo ela vai durar no vaso?

Plantei uma muda de Ficus no sítio,a uma distância de 15 m da cisterna que abastece a casa. Há possibilidade das raízes da árvore atingir e danificar a cisterna? Qual seria a distância segura?

Penso que qualquer planta tem sua serventia e a Ficus, que pelo jeito é uma grande recicladora, poderia ser usada a nosso favor, reciclando o nosso esgoto, no nosso jardim. Como? Bom, dizem que em geral as árvores não podadas possuem a mesma altura para baixo também. Pois bem, penso em fazer um isolamento evitando que as raízes passem para o solo. Uma lagoa com manta de 800 micras, de PEAD (polietileno de alta densidade), Dentro forrar algumas camadas de pneus (evitando que tenha pontas de pedras e raízes que possam pressionar e rasgar com o tempo essa lona), cascalho, depois telha quebrada, e brita. Esse material servirá de sustentação para a árvore. Se tiver caimento no terreno melhor. É importatante fazer um levantamento da quantidade de esgoto produzido na casa para dimensionar o tanque. Se for muito, optar pelo mais rico, o nosso esterco. Tenho outras idéia para a conclusão desse projeto-piloto, mas acho bom os amigos opinarem.

Tenho uma residência que está a mais ou menos 70 metros de distância de uma arvore ficus.
Em dezembro de 2013 tivemos uma infiltração causada pelo rompimento e um cano da rede da prefeitura, muito bem agora de lá pra cá tem aparecido várias mudas de ficus em vários pontos da casa.
Pergunto será a raiz da FICUS, ela deve ter uns dois poste de altura (poste de iluminação de rua), e uns 35 a 40 metros de copa e uns 50 anos de existência.
Será problemas causados tb por ela.

Um Grande Abraço
Clodomiro

Os fícus até podem ser destrutivos e incontroláveis,mas não podem ser de maneira nenhuma demonisados.Eu mesmo tenho um exemplar com cerca de 1 metro plantado bem na frente de casa e pretendo deixa-lo crescer livremente,ainda bem que tenho bastante espaço,moro numa chácara e isso não será problema o que é uma sorte.

até por quê ,quem acha que os fícus benjamina são esse terror todo é porque não conhece a falsa seringueira(fícus elástica), ou até mesmo a figueira mata-pau nativa da mata atlântica que é tão vigorosa e destrutiva quanto a benjamina,podendo ficar bem maior em altura e tanbèm largura.

Excelente matéria mesmo porque moro aqui na barra da tijuca no condomínio santa mônica e estou passando por esse problema terrível. As raízes desta arvore fícus do meu vizinho invadiu as tubulações de esgoto e ele sô ignora a minha reclamação e não faz nada. já gastei com obras mas, as raízes voltaram a invadir as tubulação, e hoje estou com um banheiro interditado. Ja procurei um advogado mas ele cobrou muito caro. Ja tirei varias fotos e documentei as invasões das raízes e nao tem outro jeito a nao ser gastar com advogado porque a arvore do vizinho só faz crescer (virou um mostro) e danificar minha casa.

Tenho um pé de ficu na minha calçada, ele pode danificar a minha casa?

Atenciosamente,

Lourdes Barbosa

Ola! Ha uma figueira enorme,ha dez metros da minha casa, no terreno do lado e abaixo do nivel da casa, ela pode danificar minha construçao a essa distancia?

Olá! Ótimo artigo. Mesmo sendo postado em 2008, as pessoas ainda postam seus comentário até hoje. Parabéns! Ainda não estou tendo problemas sérios com 5 Ficus plantadas na calçada do meu restaurante, mas já começou a levantar a calçada. Daí me avisaram do problema que suas raízes podem causar. Ela já deve ter mais de 10 anos, mas como é sempre podada, não cresceu tanto. Deve ter uns 10m de altura. Pois bem, consegui junto à prefeitura, uma autorização para o corte das árvores, mas me alertaram sobre o problema das raízes continuarem crescendo, mesmo depois de cortada. Que para o corte ter eficácia, seria necessário abrir um buraco com um raio muito grande entorno dela. Essa informação procede? O problema é que ela está a menos de 1,5m das paredes do restaurante, o que torna inviável esta opção. Disseram que antes de efetuar o corte, seria necessário aplicar algum veneno para matá-la antes. O que devo fazer? Obrigado!

QUEREM SABER MESMO O QUE É ESTA ÁRVORE??? FAÇAM UMA VISITA A CIDADE DE MIMOSO DO SUL NO E/S, E COMPROVEM COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS! LÁ, ESTA ÁRVORE É O SIMBOLO DA VIDA, E FICA NA PRAÇA CENTRAL. SUAS RAÍZES CHEGARAM AO RIO PRINCIPAL DA CIDADE. ELA TEM APROXIMADAMENTE UNS 30 METROS DE ALTURA E SUA COPA MAIS DE 40 METROS! UMA ENORME COUVE FLOR GIGANTE! FOI PLANTADA NA DÉCADA DE 30.

Fiz exatamente o que descreve o início do texto. Ganhei, dentro de um vazinho, lindo, com o tronco retorcido. Conforme foi crescendo decidi replantá-lo na chácara, porém na frente da cozinha. Agora ela está com uns 15 mts de altura. Os problemas com o piso da casa começaram a aparecer

Leonardo,

Agradeço a visita e os comentários. Pode ser que a poda total seja suficiente. Caso a árvore rebrote, ela voltará a crescer. Essa hipótese é pouco provável. Quando a árvore morre as raízes se decompõem.

Dez metros costuma ser uma boa distância de segurança e estando em um nível abaixo, pode ser que não cause problemas. Mas, por via das duvidas, sugiro que consulte um agrônomo na sua região.

Sim, pode. Melhor uma arvorezinha mais tranquila!

Clodomiro,

Existe a hipótese. Uma escavação ao lado dos canos seria bom para verificar se a rede radicular está causan problemas.

Lucia,

A literatura recomenda 10m de afastamento. Porém, se puder afastar ainda mais, melhor.

Eliane,

Se bem cuidada, durará por muitos anos.

isso que vi parece um filme de terror.

Sabendo agora que o ficus é uma árvore com raizes bem agressivas, eu digo que plantei uma desta bem na minha calçada e perto de uma parede. A questão é, como não gosto de matar nada, pergunto se eu manter a poda da árvore, mantendo-a numa altura máxima de dois a três metros, suas raízes continuarão a fazer estragos por baixo da casa, indo em direção a minha casa?

Olá Sergio,

Quando é realizada a poda da parte aérea comumente há redução no sistema radicular. No caso do ficus não acredito que reduzam a ponto de evitar qualquer dano. Se você reparar em árvores desta espécie que foram podadas, verá que ainda assim o tronco engrossa exageradamente e, estando em vasos, costumam quebrá-los. É arriscado!

Boa noite,fiquei triste com o que esta linda arvore causa,
comprei uma este ano,acredito que tenha 5 anos deve ter uns 3m porem ela estava num vaso pequeno e as raizes dela eram minusculas e o tronco ja é grosso,porem estava cheio de bolas pretas e o vendedor me falou que é caracteristas da planta,voce sabe algo sobre isso Rosalba?

Olá Magda,

Precisaria de ver uma imagem para tentar te responder!

Oi Rosalba, tudo bem?
Muito útil este post – e parabéns, vem rendendo assunto há muito tempo com você sempre respondendo.

Comprei um terreno com um ficus enorme (https://goo.gl/maps/QJlI4 – imagem de ago/2011, já está bem maior) na frente vou construir alguns pilares – o mais próximo há 5.5m do centro do tronco ou 5m do lado do tronco.

Existe alguma maneira de reforçar o pilar e retardar o crescimento das raízes. Não queria ter que cortar a árvore.

Muito obrigado

NUNCA PLANTE FICUS NA FRENTE DE SUA CASA. A VÍTIMA SERÁ VOCÊ ANTES DO QUE IMAGINA……..

Oi Djalma,

Obrigada.

Apesar de alertar sobre o perigo do ficus, assim como você não gosto nem um pouco de cortar as árvores!

O que poderia ser feito para evitar o acesso das raízes aos pilares, seria uma contenção de concreto dentro da terra, antes dos pilares, de forma que, se as raízes avançarem, precisariam passar por cima desta contenção e assim, à mostra, seria mais fácil de contê-las. O ideal é que fiquem a uns 3 m antes dos pilares para não correr o risco de passarem desapercebidas. AInda assim não é 100% garantido que funcione. O ideal mesmo é manter a vigilância!

Num pequeno lago ou barragem, alguns pés de ficus poderão influenciar na retenção da agua? Suas raízes prejudicarão ou facilitarão a perda de sustentação da agua no balde desse lago? Devo arrancá-los ?

Impressionante, como podemos ser analfabetos ambientais! Deus nos presenteou com um lindo país e com uma biodiversidade incrível de fazer inveja a qualquer país do mundo. Mas infelizmente temos a cultura de importar tudo e até algumas espécies de plantas que vieram só para dá prejuízos. Um país que tem Ipês; amarelo, rosa, roxo e branco, temos jacarandás, quaresmeiras, sibipirunas, Pau-Brasil entre tantas belas árvores do Brasil, temos que importar estas verdadeiras bombas relógios. Além do Ficus exitem outras espécies exóticas (que não são nativas do Brasil), que fazem verdadeiros estragos na natureza, como o endurecimento do solo, o secamento das nascentes e outras que proliferam tão rapidamente que matam as espécies nativas. Exemplos: Eucaliptos, secam todas as fontes de águas ao seu redor. Existem uma boa desculpa para planta-lo, dizem que cresce rápido e é muito bom comercialmente. Mas na mesma rapidez que cresce desaparecem as nascentes. Hoje já são conhecidas espécies brasileiras com melhor preço de mercado, sem danos ao meio ambiente, como por exemplo o Paricá da Amazônia. Outra espécie danosa para o nosso meio ambiente é o Pinus Elliottii, que endurece o terreno onde é plantado, porque suas folhas em formato de fios,quando caem libera uma resina que contribui para este endurecimento e nada mais nasce naquele local, e suas sementes voam, espalhando por longas distâncias causando a proliferação desta espécie e matando outras espécies ao redor. Em locais como Parques florestais de Vila Velha/PR, Reserva da Jurema/SP e em regiões de Santa Catarina esta espécie estão sendo dizimadas com autorizações judiciais. Pense bem no que vai plantar. Escolha espécies brasileiras, mesmo assim pesquisando porte, raízes e outras características da planta.

No condomínio no funda da minha casa tem uma arvore desse que atingiu já uns 30mts e na minha casa a tubulação já esta toda entupida, já desentupi por várias vezes, comuniquei ao condomínio para cortar mas eles não estão a favor, estou entrando com processo contra o condomínio.

Comente este artigo

(obrigatório)

(obrigatório)