Loja com produtos para jardinagem, móveis e decoração.

Manutenção de jardins – Pragas

Os cupins são uma ameaça sempre presente em nossos jardins. Ficam ainda mais danosos em jardins recém-implantados. A grama nova, tenra, está para o cupim assim como o açúcar está para as formigas. O controle de cupins deve ser feito no máximo dentro de 15 dias após o plantio da grama.

Algumas outras espécies também são atacadas por cupins. Através da descupinização do gramado combatemos também os cupins que prejudicam as demais plantas.  A freqüência do uso de cupinicidas gira em torno de 3 a 6 meses.

Existem vários cupinicidas no mercado e os mais seguros são os seletivos, ou seja, os que visam controlar somente a espécie danosa.

Formigas cortadeiras (saúvas e quenquéns) também aparecem para visitar o novo jardim. Fique atento a elas. Para combatê-las existem defensivos e também receitas caseiras e menos tóxicas.

Caramujos produzem um bom estrago nas plantas. Comem as folhas durante a noite. A catação manual é eficaz evita a necessidade de aplicação de veneno. Pulgões e cochonilhas costumam aparecer em plantas com algum tipo de estresse: falta de água, luminosidade deficiente, falta d’água e nutrientes. A calda de fumo é umas das maneiras de controlá-los. Outra é usando óleo mineral (um defensivo).

Mas atenção! É imprescindível ter em mente que defensivos são venenos que contaminam plantas, animais, pessoas e o meio ambiente. O uso deve ser evitado ao máximo e sempre que forem necessários, deve-se contar com orientação de engenheiro agrônomo.

Equipamentos de segurança: luvas, máscara, botas e roupa apropriada para aplicação de defensivos são equipamentos fundamentais. Cuide da sua saúde.

Texto de Rosalba da Matta Machado.
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Caramujo no amendoim-rasteiro (Arachis repens)

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Gostaria de fazer um pedido para que seja colocado o comp. na parte dos vasos onde tem as medidas nos vasos quadrados ou retangulares faltou esta medida obrigada.

grama amendoim de meu jardim esta com uma mancha branca em todas as folhas , podem me orientar e me dizer como cura-la. obrigada

Na minha casa, por causa da umidade acho eu, tem uma infestação de centopéinhas…gostaria de saber se alguém pode me ajudar a eliminá-las, pois daqui uns dias terei que dormir na rua…Ontem mesmo tinham umas 500 aqui, não tô falando demais..limpamos a casa, dedetizamos e hj tem denovo, NÃO AGUENTO MAISSSS, me ajudem por favor…OBS: nos fundos do meu terreno e lateral esquerda existem dois terrenos(um é baldio e o outro tem plantação de mandioca e quiabo…Tem tbm quinze árvores Ficcus, e alguns pés de coqueiro….seria por isso?????as duas árvores dão lagartas!!!!!!Obrigada.

Olá Janete,

Normalmente esses insetos vivem na grama. Quando as podas ficam muito espaçadas, forma-se um espaço entre as raízes e as folhas, habitat ideal para eles se reproduzirem. Caso na sua casa tenha grama, principalmente esmeralda, tente deixa-la bem baixa. Caso não tenha grama, sugiro a consulta a um agrônomo para ajuda-la a resolver o problema.

Até mais,

Rosalba.

Por favor, pode me ajudar?
grama amendoim de meu jardim esta com uma mancha branca em todas as folhas , podem me orientar e me dizer como cura-la. obrigada

Ana,

Provavelmente é um fungo. Pode ser também pulgão. Sugiro avista de um agrônomo para que ele possa orientar-lhe corretamente.

Comente este artigo

(obrigatório)

(obrigatório)