Loja com produtos para jardinagem, móveis e decoração.

Como e quando podar a cerca-viva

As cercas-vivas são usadas para delimitar locais, guiar as pessoas por um caminho, ocultar alguma coisa, manter a privacidade ou ainda para compor um jardim. Existem diversas espécies que podem ser usadas como cerca-viva. Algumas são arbustos, como a bela-emília (Plumbago capensis), mil-cores (Breynia nivosa), esponjinha (Calliandra brevipes), triális (Galphimia brasiliensis).

Outras são árvores, como o fícus (Ficus benjamina), o sansão-do-campo (Mimosa caesalpiniifolia), murta-de-cheiro (Murraya exotica) e a clúsia (Clusia fluminensis).

Mas mesmo havendo a diferença entre arbusto e árvore, a grande maioria tem a sua constituição pré-determinada para apresentar uma arquitetura que lembra uma árvore, ou seja, um tronco lenhoso com ramos na parte superior. Essa ordem é dada pelo hormônio (auxina) que existe nas porções terminal de um ramo.

Quando a finalidade é formar uma cerca-viva, a planta precisa ficar densa, com muitos ramos a mais do que normalmente teria. Para obtermos esse resultado, é necessário primeiramente que seja adquirida uma muda já preparada para esta finalidade ou adquirir plantas menores onde seja possível realizar a poda para educá-la conforme nossa vontade.

Logo após o plantio, no mesmo dia inclusive, faz-se a primeira poda de formação. Usa-se comumente uma tesoura para cerca-viva.

Com a poda das pontas superiores elimina-se a dominância apical. Isso acarreta a redução do hormônio responsável pelo crescimento do ramo principal. Como consequência as plantas aumentam a síntese de hormônios nas gemas axilares e surgem muitos brotos de ramos laterais.

Criarem-se cercas-vivas equivale a transformar completamente a arquitetura de plantas. Através de podas dirigidas procura-se aumentar a formação de ramos para deixar as plantas mais compactas e baixas. Isso recebe o nome de processo ananicante (nanico).

Na ausência podas frequentes, o caule torna-se lenhoso impedindo a brotação de novos ramos. Isto é fácil de acontecer no fícus.

Texto de Rosalba da Matta Machado.
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Podei uma cerca viva, e não consigo que ela fique por igual na altura, na parte superior, quando eu olho de lado vejo que ela não ficou legal, vejo alguns jardins como fica tudo cortadinho por igual.
Tem alguma tecnica?
Atenciosamente.

Solange,

Posso dizer que a melhor técnica é a experiência. Porém, para deixar a cerca certinha sem ter que praticar muito, use uma linha guia, como aquelas de pedreiro.

Abraços,

Rosalba.

Plantei uma cerca viva com mudas de sansão do campo que em média tinham 30 cm de altura. Gostaria de saber quando devo realizar a primeira poda para que a cerca fique bem densa e fechada. Grato

Alessandro,
O quanto antes, nem que seja uns 5 cm.
Rosalba.

Tenho uma cerca viva em meu jardim, só que está infectada por pragas que comem todas as folhas. como combatê-las?
Valdir

Valdir,
Procure um engenheiro agrônomo em sua cidade para ajudá-lo a identificar a praga e receitar o produto ideal.
Rosalba.

A que distância de uma cerca de sansão do campo eu posso
plantar árvores frutíferas,e formar os canteiros de uma
horta?

qual a data para se podar primavera e sansão ? ; e como elimino aquele carrapicho que gruda na roupa roupa , mas aquele sem espinho e qual é o melhor adubo para fortalecer uma grama já plantada a tempos ?

* Obrigado

tenho dois ficus benjamina em frente de casa,ambos com aproximadamente 6 mts de altura.Qual a consequencia de fazer uma poda drástica na copa (-1mt)no inverno?Preciso podar porque estão muito próximos da rede aerea.

Fernando,

Este é o momento ideal para realizar a poda. Muitas vezes a empresa de luz realiza esta operação, sem ônus.

Atenciosamente,

Rosalba.

OI!!!
TUDO BEM GOSTARIA QUE VC ME AJUDASSE POIS TENHO INTERESSE EM TER UMA CERCA VIVA NA MINHA CHACARA, NÃO TENHO PRATICA VC PODE ME AJUDA FICAREI GRATA.

Olá
Pretendo formar uma cerca viva de sansão do campo,com 3m de altura como segurança e barreira visual.Segundo orientações dadas devo fazer a primeira poda dos ramos apicais e laterais com 1m e depois 2m. No caso da poda dos apicais,quer dizer que o tronco não crescerá mais no sentido vertical? caso positivo ainda assim terei uma cerca de 3m de altura?
grato
Abs.

Prezado Acir,

A poda nos ramos apicais estimula a brotação lateral. Esses brotos também crescerão verticalmente. Com o tempo ela estará alta e densa. A poda não deve ser muito radical, somente o suficiente para estimular a brotação. Caso exagerada a cerca nunca crescerá tanto quanto pretende.

Rosalba.

Gostei do artigo, elucidativo e bastante objetivo.

Qual o melhor fertilizante para uma cerca viva crescer rapido?

Tenho uma cerca viva de cedrinho que está ficando seca.
O que tenho que fazer para que ela fique bonita novamente ?

Gostaria de saber, quanto em média, a muda de sansão do campo crece por mês.

Gostaria de saber se esponjinha e sansão do campo, brotam através de pedaços do caule como acontece com bambús e canas.E qual a distância para se obter uma cerca bem fechadinha.
obrigado.

Ola, tenho uma chacara e plantei o ficus para formar uma futura cerca viva.. e gostaria de saber quando devo fazer primeira poda uma vez que tem mais ou menos uma semana de plantio e as mudas estao com aproximadamente 40 a 50 cm…

Olá Israel,

Para que a cerca-viva fique densa, com plantas bem ramificadas, pode todos os galhos uns 8 cm. Tanto os que crescem para cima como os que crescem para os lados, deixando a muda com simetria. Com isso será estimulado a produção de hormônio de crescimento nas gemas basais, favorecendo a formação de mais galhos. Caso não seja feita a poda, o hormônio de crescimento fica concentardo nas gemas apicais, favorecendo o crescimento normal da planta, que tem a conformação de árvore. Não podando, ela ramifica menos. Essa primeira poda deve ser feita agora, logo após o plantio.

Atenciosamente,

Rosalba.

GOSTEU MUITO DOS COMENTARIOS,POIS ME AJUDARAM E TIRAR ALGUMAS DUVIDAS SOBRE O SANSÃO DO CAMPO QUE JA PLANTEI DA MINHA CHACARA O UNICO PROBLEMA E NO IVERNO ALGUNS PLANTAS CHEGARA A MORRER DA GEADA E JA ESTAVAM COM ALTURA DE 1,5MT.

olá Rosalba, fiz a polda semana passada, ontem estive olhando as mudas e a principio elas esta com a mesma aparencia…fiquei meio preocupado achando que iriam morrer, mas esta tudo certo…outra dúvida e necessario fazer a limpeza dos matinhos que estão nascendo em volta das mudas com frequencias?

Desde já agradeço….

plantei uma cerca viva de sansão de campo em um terreno muito proximo da praia, há dois anos. Nesse periodo de estiagem as folhas cairam. Será falta de água? depois de tanto tempo ainda é necessário irrigação? Aguardo resposta.
Joana

Acabo de podar minhas murtas, que nunca encheram, e já estão aqui há 2 anos. São 6 ou sete vasos daqueles de cimento, retangulares, cada um com 3 murtas. Há muito Sol, e coloquei um fertilizante líquido, que tinha que ser diluido em agua.
Agora estou com medo de ter podado demais. Os pés estavam todos com, mais ou menos, 1,5 metros, bonitos em cima, mas pelados embaixo, o que não resolvia nada para o efeito “cerca”. Então não sei se fui muito radical, mas agora os pés estão com 1 metro, e pouquíssimas pontas das altas.
Fui tirando o mais grosso de cada 3 ramos que divergiam de um ramo original.
A floração já terminou, aqui, e há Sol. Será que ainda haverá cerca viva, por aqui?
Outra coisa: há como introduzir esse hormônio para o crescimento basal, assim como há fertilizantes que se coloca na planta?
Obrigado,
Paulo, mãos de tesoura (rsrs).

Ola Rosalba, tem algum tipo de fertilizante ou adubo que eu possa esta colocando nas mudas, para acelerar seu crescimento? Desde de já agradeço…

Abraços….

Achei muito interessante o artigo sobre cerca viva, eu tenho uma de sansão do campo. Gostaria de fazer uma pergunta que eu ja li aqui, mas nao vi a resposta. Tem algum tipo de fertilizante para acelerar o crescimento de plantas, nao so de cerca viva mas tambem de fruteiras? Obrigado

Queria saber a época do ano para podar a bela- Emília.

Obrigada, Glória

Olá gente,,,

Gostaria de saber se alguém conhece ou pode indicar algum tipo de adubo ou fertilizante para que eu possa estar aplicando em minhas mudas para acelerar seu crescimento…..

Grato,
israelvilleroy@gmail.com

Minha cerca viva é a Sansão do campo está produzindo bastante semente e gostaria de saber como extrair a semente da casca, pois preciso ampliar a cerca no meu sítio.

ola!
plantei a cerca viva sansão ao redor de um terreno com espaçamento de 0,50 cm entre plantas. Esta com 30 cm de altura e gostaria de podar.
>como faço a poda?
>existe alguma máquina para facilitar o trabalho?
como faço para manter com 2 metros de altura com ela fechada?

agradeço.

att!!

Olá, plantei sanão do campo como cerca-viva, a mais ou menos um ano e meio. Não cuidei dela podando logo no início. Elas cresceram muito e foi podada agora. Porém, na parte de baixo não tem folhagem. Ainda tem jeito deixá-la mais densa na parte de baixo? Não tenho prática em lidar com plantas.

Oi rosalba, plantei murta de cheiro na minha chacara proximo a tela de proteção com o intuito de fazer uma cerca viva de mais ou menos 3 metros, só que o crescimento está lento ou praticamente não está existindo, tem algum fertilizante que eu possa colocar pra acelerar o crescimento, não realizei nenhuma poda ainda, pois as mudas são pequenas, algumas com 30 cm outras com 50 cm, rescentemente coloquei adubo organico…

abraços..

A cerca viva de sansão suporta a baixas temperaturas da serra ou seria melhor plantar cipreste? Obrigado. Paulo.

Olá Paulo,

O sansão-do-campo é nativo de regiões quentes. Não conheço o resultado do uso em regiões de clima frio.

Clodoaldo,

Mesmo com crescimento lento, pode as extremidades dos ramos. Use um adubo rico em nitrogênio no começo das chuvas. O Forth Jardim é uma boa opção.

Olá Beatriz,

A poda tardia, quando o tronco já está lenhoso, dificulta novas brotações. Acredito que as plantas fechem completamente a não ser que você faça uma poda radical, ou seja, deixando as plantas a poucos centímetros do solo. Obviamente isso fará com que suq cerca-viva ‘desapareça’ por um bom tempo.

Joelso,

Pode-as o quanto antes. Todos os ramos, uns 3 cm. Existe o Aparador de Cerca-Viva que pode ser usado para podá-las. As podas frequentes farão com que a cerca fique bem fechada.

Israel,

Use o Forth Jardim. A resposta das plantas é excelente.

Glória,

Pode-o no inverno.

Nélio,

Use o Forth Jardim para o sansão e demais ornamentais e o Forth Frutas para as frutíferas. São excelentes produtos.

Paulo,

As murtas terão mais ramos, mas provavelmente não ficarão cheias embaixo. O brotamento lateral deve ser estimulado o quanto antes, com as plantas ainda pequenas, recém-plantadas. Plante uma forração mais alta entre as murtas, como a lantana rasteira ou a azulzinha. Elas preencherão os espaços vazios e amenizarão o problema.

Jaona,

O sansão-do-campo perde as folhas no período de seca, é comum.

gostaria de saber se devo retirar a casca do sansão do campo para plantar.
adorei as dicas… obrigado…

como faço para retirar a casca do sansão do campo?
adorei esse site, vou visitar sempre, valeu!!!

gostaria de saber como retiro a semente de sansao do campo da casca,ou se posso plantar com casca

Pedro,

Segundo o site http://www.sementescaicara.com.br/Sementes/Sansao/campo.htm , deve-se quebrar a dormência das sementes, acredito que com a casca:

“Quebra de dormência: Coloque a semente por 24 horas em freezer ou no congelador da geladeira após aquecer água até 60 ºC, deixar sementes em mergulho por 15 minutos, cobrindo as sementes com água quente até dois centímetros acima. Depois retirar as sementes, colocando em água à temperatura ambiente durante 4 horas, em seguida retirar novamente esparramando as sementes em cima de um plástico estendido no chão em lugar seco. Cobrir com pano bem molhado e após 12 horas fazer a semeadura.”

estou com dificuldade para extrair a semente de sansao do campo da casca,gostaria de saber se eu plantar a semente com casca ela brota.obrigado

gostaria de saber, qual o periodo que devo podar a sansao do campo, com a quantidade deve ser podada, como fazer para que eu tenha uma cerca-viva, bem fechada, ate uns 03 metros. Obrigado.

gostaria de saber, qual o periodo que devo podar a sansao do campo. Obrigado.

GOSTARIA DE SABER QUAL E A EPOCA DE POLDA DA MURTA (CERCA VIVA)?
OBRIGADA.

Por favor gostaria de sua ajuda. Plantei em minha chacara cerca viva de jasmim amarelo. Plantei todos em mudas bem prquenas e agora estao com aproximadamente 60 cm de altura e ramos laterais compridos.
Gostaria de daber como devo proceder a poda para que ela se torne uma cerca viva alta e densa.
Ouvi dizer que a poda deve ser feito no inverno pois a planta sente menos a agressao?! Esta correto?
Obrigado pela atencao. Fico no aguardo.
Att. Lucas.

Olá! Plantei sansão do campo no meu sítio, elas já estão com mais ou menos 1,50mts, nunca podei. Elas estão crescendo somente na vertical, se eu fizer a poda, crescerão na horizontal também?
E no final do terreno tem um rio, da metade pra cima elas cresceram bastante(1,50mts), já as que estão perto do rio cresceram muito pouco(0,60cm), é normal ou elas não vão crescer tanto por causa do solo úmido?

Rosalba!
Por favor preciso de uma orientação sua!Tenho uma cerca viva Sansão do Campo em minha casa,moro próximo da praia e plantei a cerca viva há mais ou menos 6 anos e agora em vários pontos elas estão ficando amareladas e morrendo,não sei qual deve ser o problema,pois elas não precisam de muita manutenção e raramente a cerca viva fica infestada por doenças ou pode ser excesso de poda ou uma poda radical demais?Por favor me ajude!

Olá
Tenho uma cerca viva de sançao do campo já formada e já fiz a poda radical e encheu bastante, fiz com um facão e foi bem difícil por conta de tanto espinho,Já cresceu de novo e esta com as ramas atrapalhando a estrada local e preciso fazer a poda novamente.Foi muito difícil fazer no facão e gostaria de saber se o aparador de cerca viva funciona bem no sansão e qual marca potencia vcs indicam
Obrigada desde já
Ana

ola, adorei tudo oque tem aqui no site. Parabens! Em casa tenho uma cerca viva e meu quintal eh de terra, por isso sempre cresce matos. Um certo dia comprei um veneno dos tipos mata mato e joguei em todo a superficie do quintal mas com a chuva, o veneno foi parar nos pes da cerca viva que hoje esta com galhos secos. O que eu devo fazer? Tem como eu fazer algo pra que nao morra a minha cerca? Lembro que moro no japao, estamos na primavera. O tempo ja esta ficando quente e eu nao entendo nada de plantas ou terra. Amo a natureza e meu coracao esta partido ao ver a cerca morrendo. Muito obrigado.

Gostei deste blog e gostaria de saber o seguinte: nunca podei meu sansão do campo que já está enorme, muito alto. Agora gostaria de podá-lo para que a planta cobrisse mais o muro. Posso podá-lo sem danifica-lo? Qtos centímetros e quais os cuidados? Muito obrigada.

Plantei Sansão do Campo em meu terreno como cerca viva, cerquei ele todo com 105 metros lineares. Ainda não podei, plantei em agosto de 2011 e alguns pés estão com mais de 1,50 metro e outros tive que replantar. Como teria que fazer a 1ª poda dessas que estão mais altas, só nas laterais ? Posso usar um facão ou tem que ser tesoura ? Exite alguma técnica ou posso fazer eu mesmo ?
Atenciosamente

semeei semente de sansao do campo na beira da minha cerca de bambu ,mas infelizmente as sementes germinaram e as plantas creceram ate 40 centimetros e parou de crecer e nao desenvolvem ,gostaria de saber se existe algum metodo para faze-las crecer ,desde ja agrdeco.

Pedro,

Pode ser que o bambu esteja abafando as mudinhas. Tente podar um pouco o bambu para entrar mais luz. Outra possibilidade seria das raízes dos bambus não possibilitarem o desenvolvimento das raízes do sansão devido a falta de espaço.

Rodrigo,

O ideal é uma tesoura, mas dá para usar um facão bem amolado, tomando cuidado para não lascar as pontas. Pode um pouco também em cima para estimular a brotação lateral.

Maria,

Essa primeira poda provavelmente deixará as plantas com um aspecto feio, pois sairão muitas folhas. Faça na altura que deseja, tanto na parte superior como nos lados, usando facão e tesoura bem amolados. Depois de algum tempo as novas brotações ficarão cobertas de folhas, deixando a cerca-viva mais fechada e bonita.

Daniel,

Provavelmente o produto matou a cerca e não há antídoto! Espere um pouco, caso as plantas tenham mesmo morrido, será necessário replantar a cerca. E uma sugetão: só use defensivos químicos em último caso. Para evitar o mato, cubra a terra com pedriscos, como na última imagem desse jardim (clique aqui).

Ana,

O Aparador de Cerca-Viva funciona maravilhosamente bem e rápido para galhos de diâmetro máximo de corte de 16mm. Se for o seu caso, recomendo.

Najara,

Podem ser várias coisas, de falta d´água a alguma doença. Procure um agrônomo e peça de de uma olhada. De longe assim infelizmente não consigo te ajudar!

Rosalba!
Você me deu um norte, agora tenho como procurar uma pessoa para dar uma olhada mto obrigada e parabéns pelo blog,assim vc pode ajudar muita gente.Muito obrigada e boa noite.

Oi quero fazer uma cerca viva de sanção do campo, gostaria de saber qual o espaço que devo plantar uma muda da outra para se formar uma cerca fechada, e se tem alguma tecnica especifica para esse plantio, e se tem algum problema em formar essa cerca de sanção perto de residência.

Gostaria de saber se a especie Tumbergia- arbustiva tem espinhos ou flor venenosa. Gostaria de saber também se o cheiro que ela exala é muito forte pois pretendo plantar no alambrado de divisa entre duas residencias.Obrigada.

Seu blog é muito útil. Muito obrigado para a prestação abundância de conteúdo útil.
Tenho marcar o seu blog e será, sem dúvida, voltar.
Mais uma vez, agradeço todo o seu trabalho e também comeing aqui para comunicar comigo.

Ola, tenho uma cerca viva ” Ficus ” ela está muito larga, gostaria de saber se eu afinar a cerca ela fecha com novos ramos, ela está com aproximadamente 1,5m de largura, estou receoso em fazer a poda e ela ficar feia.

A tumbérgia é ótima! Sem perfume, porém com muitas flore e de rápido crescimento. Não tem espinhos e não é tóxica.

Adorei seu blog, foi muito esclarecedeor, pois estou fazendo mudas de sansão do campo(aqui na minha região chamamos de UNHA DE GATO)para cercar meu sitio que tem 2 hectáres. Agradeço muito pelas informações. NAZARE FREIRE

Ola, plantei a 40 dias uma cerca viva com clusia. ela já esta com uns 70 cm, quando devo fazer a primeira poda e como?

Por gentileza! Gostaria de saber se possível o seguinte, tenho mudas de sansao do campo de 30 cm recem plantadas, qdo devo começar as podas pra que elas fiquem densas qdo crescerem? Agradeço desde ja.

Olá,
gostaria de fazer uma cerca viva junto a um muro baixo em frente à minha casa, com a função de impedir invasão.Queria evitar ter que fazer uma obra para levantar esse muro e ao mesmo tempo aumentar a segurança com um arbusto ou trepadeira, se possivel com flores e perfume.
A murta de cheiro me parece adequada mas eu li que ela atrai morcegos, é verdade?Qual outra planta vc me aconselharia?

Aguardo/obgda!!!

Plantei murta para fazer uma cerca viva na minha casa. Comprei com um metro e meio. Quero que ela fique com 2 metros e meio e bem densa. Devo esperar chegar a essa para começar podar?

caro amigo tenho um terreno de 55 mt cada lado qual e melhor para cerca viva a tumbergia ou sansão do campo e se pode colocar esterco nas covas para plantar e a distancia obrigado

Ola rosalba. Plantei sansao do campo para fazer o muro de minha casa na roça. Plantei com espaçamentos de 10 cm. Cresceu ate 50 cm e eu podei a primeira vez para 30cm. Deixei crescer ate 70 cm e cortei para 50cm. Ai que vem a duvida, eu nao pude ir mais na roça e acabei deixando de lado a cerca. Ela cresceu muitooooooo. Deve ta com muito mais de 2 metros, chegando alguns a 3 metros. Agora quero voltar a cuidar. Preciso de uma orientacao para poder podar a cerca e ela ficar uniforme, densa. Tem solucao ainda? Preciso de uma cerca de uns 50 / 60 cm de largura e uns 1,2 a 1,5 metros de altura. Preciso de um aparador de cerca viva eletrico. Vi trapp, tramontina e sthil. Stihl eh mais cara. Gostei da tramontina. Otimo custo beneficio. Mais a questao eh, sera q aguenta cortar? muito obrigado

De um lado, minha cerca cresceu folhosa, linda.Do lado da rua,está com pouca força. Plantadas em agosto de 2012, ao mesmo tempo. Qual é o problema ?Já estão podadas.
Obrigada pelo excelente blog.

OI, POSSO PLANTAR AS SEMENTES DO SANSÃO DIRETO NO BARRO? PRECISA DE ADUBO? GRATO.

comprei uma chácara, tem uma cerca viva Sansão do campo, porém já esta muito grande as plantas, posso poda-la na altura de 1,50M, como faço, tem alguma recomendação pós poda?

Estou interessado em fazer uma cerca viva de 250 metros em volta do meu mini sítio, são 1800m2, no Rio de Janeiro. Para impedir a entrada de animais rasteiro e outros, qual é a melhor cerca viva, que agregue beleza e perfume o ambiente?

Parabéns, eu li uma variedade de perguntas e respostas, muito legal.

Olá Guilherme,

Agradeço a visita.
Sugiro o sansão-do-campo porque fecha bem. Se deseja perfumar, a dama-da-noite proporciona um perfume intenso. Plante mais afastada para não ficar enjoativo.

Abraços,

Rosalba.

Olá Maurício,

Comece a podá-la assim que ela crescer uns 15 cm, tanto lateralmente como na altura. Repita a operação, podando com regularidade. Ela ramificará e ficará bem densa.

Olá Valério,

A tumbérgia oferecerá flores. O sansão oferecerá espinhos. Qual lhe será mais útil?
A adubação com matéria orgânica é importante. Esterco só se for bem curtido e misturado com a terra. A distância, 50 cm de uma planta para outra para ficar bem fechado.

Olá Yann,

Imagino que as plantas tenham ficado lenhosas na parte inferior do tronco, sem brotações e consequentemente, uma cerca não adensada. Se for isso, pode na altura que pretende pois ainda devem
brotar novos galhos nas partes não lenhosas, superiores. Espere para ver o resultado. Caso não fique densa, uma solução é plantar coroa-de-cristo na frente da cerca (no “pé” do sansão).

Olá Maria,

Obrigada.
Esse problema pode ter várias causas: insolação maior em um lado da rua, terra mais compactada, estresse hídrico. Cada espécie tem suas exigências!

Flávio,

O ideal é preparar as mudas para depois transplantá-las para o local definitivo. Ocorrem menos perdas por danos mecânicos, pragas e estresses hídrico quando feito desta maneira. Adubo é sempre bem vindo, mas deve levar em consideração a idade das plantas. Espere elas enraizarem para depois adubar com NPK. De início use calcário e super simples.

Olá Marine,

A Gardenia jasminoides fica bonita, densa e produz flores perfumadas durante o ano todo. Gosta de sol. Nunca vi morcegos em murta, mas se forem eles os polinizadores, não são os perigoso hematófagos.

Olá Gilberto,

Pode as mudas 10 cm a cada 30 cm de crescimento.

Tenho uma cerca de murta, deve ter uns 2 anos, mas ela não cresce! Gostaria que chegasse a uns 4 metros mas ela não passou ainda do 1 metro de altura. É normal demorar tanto para crescer ou pode ter algum problema?

Eu gosto muito de plantas,gostaria de fazer uma cerca viva no meu sitio,so tem um poblema a terra e muito molhadae barrosa o que voces me indicaria ,porque quero fazer essa cerca viva perto de uma lagoa bjos .

Rosalba,

Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo blog e também pelas informações contidas aqui nos comentários.

Agora, necessito de uma orientação: Comprei um lote de 1.300 m² e preciso de plantar cercas-viva nas laterais e no fundo. Comecei a pesquisar aqui na net sobre o que plantar. E mesmo depois de muita pesquisa, ainda fico em dúvidas. Pensei em algumas plantas: murta, azaleia, clúsia, cipreste. Mas, tenho algumas dúvidas, dizem que a murta atrai muito inseto e que acaba contaminando outras plantas, além do cheiro específico. Qual destas você me indicaria? o clima é tropical e pretendo deixá-las em torno de 1,80 m. Poderia me informar também qual a distância que faço o plantio.

Agradeço desde já seu retorno.

Clarissa,

Obrigada!

Eu gosto muito da murta. Porém ela é hospedeira de uma praga do citrus, o greening. Logo não combinam… Tirando isso, ela fica densa, alta e verdinha. Outra opção seria Thunbergia erecta. Para ambas o espaçamento de 0,60 proporciona um bom fechamento da área. Lembre-se de podar frequentemente para estimular a brotação.

Rosalba

Dulcimar,

Faça uma cerca-viva de papiros (Cyperus papyrus). Eles adoram água!

Vanessa,

A murta é um pouco lenta sim. Porém, podem ser que existam outros problemas como deficiência nutricional, luminosidade inadequada ou ainda solo muito compactado. Sugiro que procure um agrônomo para que ele lhe informe se há algum problema e o que deve fazer para solucioná-lo.

Rosalba

Rosalba,
Adorei seu Blog!!Estou com uma dúvida, tenho uma casa de esquina e quero fazer uma cerca viva em volta da casa o que vc sugere? o que fica melhor? Quero uma cerca de uns 2 mts e que cresça rápido e fique bonita!! obrigado

Rosalba,

Muito obrigada pelo retorno. Será muito válido.

Existe algum pesticida que trata deste greening? Mesmo com estas peculiaridades, compensa plantar ela?

Gostei muito da sua dica da thumbérgia erecta, exige muito cuidado?

Também havia pensado no ixora, o que você pensa?

Se fosse para você plantar, qual optaria?

Mais uma vez, te agradeço pela atenção.

Preciso saber qual a planta ideal para um espaço pequeno em torno de 20 mts ao redor da cerca de arame. Para eu fazer minha cerca viva, qual planta vc me indicaria? Gostaria que tivesse flores e fechasse bem.. Quero um a que cresce rápido.

Kelly,

Use a Thunbergia erecta. Dá flores, cresce rápido e fecha bem.

Clarissa,

A Thunbergia erecta cresce rápido, floresce intensamente e não exige muitos cuidados. A ixora não fecha tanto e precisa de mais sol. Opte pela Thunbergia. Caso opte pela murta e quiser tentar controlar a praga, procure um engenheiro agrônomo da sua região para que ele lhe oriente. Agradeço a visita.

eu tenho uma cerca viva de murta já faz dois anos,elas cresceram bastantemas e bem espichado não e cheinho,agora estão com ums carocinhos que parecem sementes,posso poda agora mesmo com esses carocinhos?

como redirecionar esta pagina no facebocok….quero recomendar pra um amigo que gosta de plantas….

Oi, tenho um canteiro de ixórias, mas nao sei como podar pra ir tomando aquele aspecto de cerca quadradinha… elas estão crescendo de um jeito meio espalhadas… as flores se concentram no alto, seu eu simplesmente passo a tesoura de poda, vai ficar sá as folhas…. (!) como deve ser essa poda?
nao achei nada na web sobre…

Olá!
Tenho uma cerca de murta faz 1 ano, só agora fiz a primeira poda, mas o jardineiro podou muito baixa. Gostaria de saber se ela vai continuar crescendo na altura após a poda, pra deixá-la na altura que quero.
Obrigada

Olá,
Tenho uma dúvida sobre o hibisco. É possível fazer uma poda um tanto radical no hibiscus rosa sinensis, retirando 2/3 do tamanho dele?
Grata,
Lília

Olá Rosalba

Estou sem saber o que fazer. Comprei uma casinha que tem bem perto uma cerca de cedrinho e os antigos proprietários acho que nunca podaram. Resultado, os galhos baixos estão secos, os troncos imensos, e minha pergunta é: Se podar bastante em cima, será que crescerão galhos em baixo ? Tenho vontade de tirar e refazer tudo, mas ficaria completamente devassada a casa. Vc poderia me dar uma luz ? Grata, Patricia

Olá Rosalba!

Parabéns e meus agradecimentos pelo seu blog. Li seu artigo e as dúvidas que lhe foram dirigidas. Como acredito que terei de tomar uma atitude radical, gostaria de sua orientação.
Tenho uma cerca viva de Sansão do Campo que por falta de orientação e descuido escapou a meu controle. Atingiu uma altura em torno de 4 metros e agora com aquela característica lenhosa a mais ou menos 2 metros de altura. Se serrar os caules a uma altura de 20 centímetros, mato a planta ou volto a ter uma cerca viva densa e fechada depois de algum tempo? Para manutenção devo podar 10 centímetros a cada 30 de crescimento? Quando atingir a altura desejada como devo fazer as podas?

Patricia,

A poda pode ser feita. Porém há o risco dos galhos estarem lenhosos e não nasecerem mais brotações na parte inferior.

Olá Lilia,

Sim, é possível.

Olá Luciana,

Sim, voltará a crescer e provavelmente ficará mais densa que antes.

Shirley,

Basta podar em linha reta, tanto em cima como nas laterais. Na época da poda as flores irão embora, mas logo voltarão.

Indira,

Pode podar em qualquer época, com sementes ou com flores. Na época fria demorará mais para rebrotar.

Ocimar,

Desculpe a demora. Já fez a poda? Conte-me o resultado.

Por gentileza! Gostaria de saber se possível o seguinte, tenho mudas de sansao do campo de 30 cm plantadas a mais ou menos 2 meses quando acha que devo começar as podas pra que elas fiquem densas quando crescerem? Eu as plantei em torno de todo o terreno.Agradeço desde já. Ronaldo.

olá! bom dia,tenho uma cerca viva de hibisco variada,misturei varias cores.tem 8 meses e ainda não tem 1m de altura tenho colocado esterco bovino.Há um mês fiz poda das apicais,e ainda nâo notei nada de desevolvimento.o que devo fazer para acelerar o crecimento.me ajude por favor ,estou ansiosa.grata.

Olá Diva,

Seus hisbiscos já devem ter lançados os brotos laterais. Pode demorar um pouco de acordo com o estágio vegetativo em que a planta se encontra no momento da poda. Uma boa opção de adubação, além do esterco de gado, é o Foth Jardim. Evite adubar durante o inverno.

Ola Rosalba!Estou plantando uma cerca viva de gardênia jásminoide,a primeira poda você já disse!Mais quando faço a segunda poda,pois tenho no meu bairro,uma cerca viva de gardênia que tem 1 ano e está só com 60 centímetros.Tenho medo que a minha fica baixinha também.Obrigada!

Olá Maria José,

As podas devem permitir o crescimento da planta, não precisa deixar sempre na mesma altura. Por exemplo, se sua cerca tiver 50 cm de altura, deixe-a crescer 20 cm e, ao podar, retire 5 ou 10 cm e assim por diante. até atingir a altura desejada.

Olá estou amando as dicas!! Parabéns pelo blog muito útil!!
Tenho uma mini chácara de 3.000 mts cercam os com alambrado, mas gostaria de fazer uma cerca viva p maior privacidade, tenho vizinhos dos dois lados. Pensamos em plantar pinheiros…e possível formar uma cerca densa com essa planta?
Em algumas partes o solo parece ser argiloso.
Existe outra opção q nao seja a murta? Queria uma altura de uns 3 mts aproximadamente.obrigada!

Bom dia!

Adorei os comentários do blog. comprei o Sansão do campo com 50cm e me orientaram plantar na terra com o próprio plastico que comprei, tem algum problema? qual a recomendação do inicio da poda, a partir de quantos centímetros?Queria ela bem cheia, no formato de cerca viva mesmo, pois vi vários que fica apenas o tronco as folhas bem no alto.

Muito Obrigado!

Obrigada Adriana!

Tem algumas espécies de pinheiros que funcionam bem como cerca-viva, as vezes nem é necessário podá-los. Para isso sugiro a Thuja occidentalis ´Smaragd´ ou se quiser uma alternativa ao verde, a Chamaecyparis obtusa ´Aurea´ com folhas em tons de amarelo. O único porém é que ficam nais altas do que 10m! Com 3m use o Hibiscus rosa-sinensis ´Sprinkle Rain´.

Olá Isabella,

Obrigada!
Nunca plante como saco plástico. Esse material demora muito tempo para se decompor. Além disso, as raízes também não se desenvolverão corretamente como o saco atrapalhando. Inicie a poda logo após o plantio. Pode poucos centímetros visando não a redução da altura, mas a distribuição dos hormônios para as gemas basais e assim, uma maior ramificação das plantas, ficando mais “cheia”.

Ola!! Voltei…ainda na duvida sobre o que plantar ao lado do alambrado, o q acha se plantarmos podocarpo? E possível deixa lo bem denso? E a poda? Se poda lo depois dos 3 metros de altura, e possível ter um bom fechamento?
Adriana

Ola Por favor preciso de uma orientação sua!Tenho uma cerca viva,MURTA em minha Chacara,plantei exatamente 3 mudas por metro faz exatamente um quarenta e cinco dias que as plantei elas estão vindo muito bem com bastante brotos tanto na parte de cima quanto na de baixo a minha duvida e que quando comprei as mudas não estavam uniformes umas mais altas e outras mais baixas gostaria de saber se posso fazer a poda e como fazer.

Comente este artigo

(obrigatório)

(obrigatório)