Loja com produtos para jardinagem, móveis e decoração.

Atraia pássaros para seu jardim!

Um belo jardim é muito mais do que apenas uma composição com a arquitetura. Ajuda também a melhorar o micro clima local com suas sombras e cobertura vegetal além de proporcionar agradáveis momentos ao ar livre. Essas ocasiões podem ficar ainda mais aprazíeis com a presença de pássaros, com suas belas melodias. Para tanto bastar escolher as espécies corretas, entre árvores, arbustos e palmeiras. Leia mais.

Pergolados, faça um em seu jardim!

Pergolados ou pérgolas são construções feitas no jardim com a finalidade de ser um lugar agradável, com sombra,  brisa e o cantar dos pássaros. É um dos elementos paisagísticos que mais valorizam um jardim.

Sob um pergolado pode-se   deitar  numa rede, ler, relaxar. Os pergolados usam-se ainda  como garagem, continuação de varandas e espaços gourmet, entre outros. Mesmo pequenos jardins podem receber um pergolado. Diminutos ou amplos, são sempre conchegantes.

Ao projetá-lo, leve em conta a composição com o ambiente, as prioridades do uso, a facilidade de aquisição de materiais, a disponibilidade de mão-de-obra, a necessidade de manutenção e o valor disponível para investir. Leia mais.

Jardim da Rosalba Paisagismo

Piscina com Jardins – Os trópicos nos favorecem

Plantas para a área da piscina devem atender a alguns requisitos:

Sobre as folhas, quando elas caem com frequência ou são pequenas, acabam sujando em demasia tanto a área calçada do entorno da piscina como a própria piscina. Essas folhas diminutas podem ainda entupir a tubulação de circulação e filtragem de água. Leia mais.

Como incluir orquídeas em seu jardim

Orquídeas são das mais populares plantas. Existem centenas de espécies, cada qual com sua peculiar beleza e cor. Algumas perfumadas, usadas em pequenos e solitários vasos em casa ou aos milhares em certas festas.

Quem as cultiva de forma profissional, transfere-as para um orquidário: um pergolado ou construção arejada e protegida da incidência direta do sol, onde são mantidas para reprodução (árvores frondosas com boas sombras costumam ser usadas como orquidários também). Nos orquidários, elas são transplantadas para vasos de barro ou cachepots ripados de madeira, onde são mantidas em mesas ou penduradas. Leia mais

Orquídea

As plantas dão boas-vindas!

Muitas espécies de plantas, com suas flores, exalam aromas para atrair visitantes, os insetos polinizadores. Esses insetos terão como recompensa o néctar e/ou pólen e a planta terá garantida sua perpetuação através da reprodução sexual.

Os perfumes das flores consistem em uma mistura complexa de compostos de baixo peso molecular que as plantas emitem na atmosfera. Sua estrutura, odor e cor (sim, os compostos são visíveis para os insetos) indicam o caminho até as flores. Aromas doces atraem abelhas e moscas. Aromas frutados e picantes atraem besouros. As que exalam perfumes de dia são polinizadas por abelhas e borboletas, as noturnas, por mariposas, traças e até mesmo morcegos. Leia mais.

Gardenia jasminoides ‘Veitchii’

Plantas Tóxicas

Plantas tóxicas são um perigo. Ontem pelo Instagram vi uma foto inquietante: um bebê a pegar nas folhas da Dieffenbachia picta, a venenosa comigo-ninguém-pode, planta ornamental cultivada em vasos. A mãe, designer italiana, contava com orgulho (e ingenuidade) que seu bebê estava tendo a primeira experiência de jardinagem. A foto havia sido postada há poucos minutos. Imediatamente, fiz de tudo para alertá-la do perigo. Consegui avisá-la e ela ficou muito agradecida. Fiquei feliz por ter salvado uma criança! Leia mais.

Entre no catálogo de Plantas Tóxicas do Pinterest.

Novos Artigos

Visite o Mundo Husqvarna, coluna Jardinando para ler vários artigos escritos pela Rosalba

 

Sobre a regulamentação da profissão de paisagista

Em defesa dos seus milhares de profissionais registrados, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) tem trabalhado para esclarecer as atribuições e definir as atividades desempenhadas por engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos e geógrafos, conforme previsto na Lei Federal nº 5.194/66, que regula o exercício profissional.

 

Neste mês, os prefeitos do Brasil estão sendo informados pelo Confea sobre a importância de respeitar a legislação que regulamenta o exercício e as atividades inerentes às Engenharias e à Agronomia, especialmente a atribuição legal do engenheiro de elaborar projetos. “Face à necessidade de ratificar o entendimento de ‘projeto’, a fim de evitar controvérsias quanto à exata definição e aplicação de suas tipificações, informamos acerca da importância do cumprimento das disposições contidas em regulamentos, notadamente a Decisão Normativa nº 106, de 17 de abril de 2015, do Confea”, destaca o ofício expedido no dia 21 de julho pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia para as prefeituras.


Leia mais >

Como manter um belo jardim

Um belo jardim não nasce de um dia para o outro. Para mantê-lo belo, os trabalhos de manutenção são proporcionais ao seu tamanho – a manutenção de grandes jardins exige eficiência, enquanto os chamados “mini jardins” podem ter cuidados mais esporádicos. Teço algumas considerações a este respeito.

Para uma manutenção correta é preciso levar em consideração desde a sanidade vegetal, combate às pragas e o momento certo para isto até a escolha de adubos e defensivos, os tipos de equipamentos e o número e adequação das pessoas auxiliares para este trabalho.


Leia mais >

A importância do correto preparo do solo para se ter um belo jardim.

Um solo compactado é um solo que teve sua porosidade diminuída e sua densidade aumentada através de ações mecânicas. Isso quer dizer que os espaços por onde circulariam o ar e água diminuíram.  Há então enorme dificuldade para penetração e difusão das raízes. Um solo compactado é conseqüência do manejo inadequado do mesmo, conforme detalhado abaixo.


 


Leia mais >

A importância do projeto de paisagismo

Deve-se enfatizar junto aos clientes a necessidade de se realizar um projeto paisagístico completo em vez de se partir para a execução do jardim baseado apenas em um rápido esboço. Certamente, alguns irão argumentar que não é preciso, pois são muitos detalhes que aumentam o custo e desperdiçam tempo. Entretanto, as grandes diferenças vistas nos resultados finais e na renovada satisfação do cliente provam que o que merece ser feito tem de ser bem feito.


Leia mais >

Plantas Tóxicas

Algumas têm belas flores. Outras, além de belas, são perfumadas. Ainda tem as ornamentais e aquelas que parecem inofensivas…

Mas atenção! Todo cuidado é pouco para quem tem crianças e animais domésticos. Conheça algumas plantas tóxicas que são mais comuns nos jardins e evite acidentes.


Leia mais >

Descubra o quanto a matéria orgânica é importante para o solo

Húmus é um dos componentes da matéria orgânica do solo. Leia o questionário e saiba mais a respeito.


Leia mais >

Cores da Estação

Um belo filme sobre as mudanças nas árvores durante o outono no Central Park, Nova York.

Fall from jamie scott on Vimeo.

Brasília: Praças e Ciclovias

Brasília é uma das cidades mais arborizadas do mundo. Ostenta quatro milhões de árvores plantadas mais um tanto de árvores nativas. Uma área verde de cinqüenta milhões de metros quadrados premia cada um de seus habitantes com cento e vinte metros quadrados de natureza.  Quatro vezes mais do que o estabelecido pelos padrões internacionais como ótimo.

Nossas árvores e gramados, além de embelezarem a cidade, proporcionam frescor, amenizam o calor e a secura além de protegeram o solo, aumentando a drenagem e evitando as enchentes que ocorrem em tantas capitais.

Porém, apesar de termos tanto verde disponível, são ínfimas as opções para usufruímos dele.


Leia mais >